12 de mai. de 2013

O doping e as drogas no futebol


Boa Noite Amigos e Amigas do Blog.

Hoje vamos ao assunto que volta e meia nos assola no futebol brasileiro e neste ano, principalmente no Futebol Carioca, o doping no futebol, seja por Drogas Ilícitas ou por Suplementos e Medicamentos proibidos.

Muitos afirmam que o doping no futebol originado pelas drogas sociais é caracterizado em sua maioria pelo desnível social dos jogadores, que em pouco tempo passam a ter vidas de marajás e a ganhar fortunas e acesso a realidades que um dia rodeavam seus sonhos, como carros do ano, mulheres lindas e fáceis, jóias, relógios de ouro e outros .

Nesse ponto é que surge a minha preocupação, porque jogadores de 20, 19 anos já estão a mais de cinco,  seis anos nos clubes e recebem orientações, psicólogos, estudos, então aonde está a desinformação e o não acompanhamento desses atletas?

Hoje em dia nenhum clube em alto nível - e nesse caso eu cito os 4 grandes do Rio de Janeiro - deixa de oferecer aos seus atletas desde as categorias Mirim, os profissionais acima citados, pelo contrário oferecem e exigem retorno como estudo em dia e outras formas de controle sobre os novos atletas, então porque ocorrem esses exames positivos seja por drogas ilícitas ou por substâncias/fármacos proibidos?

A essa pergunta nenhum diretor, médico ou presidente de clube vem a público ou a imprensa responder, preferem se esconder atrás da resposta já fabricada citada acima, ou seja na escalada social dos atletas .

Vários veículos de informação, jornais, rádios, televisão,  nestas duas últimas semanas fizeram vários programas tentando desvendar o motivo real do uso do doping no futebol brasileiro e ninguém culpou outra coisa a não ser a ascensão social do atleta, o que divirjo totalmente .

Muitos jogadores já famosos, são pegos usando drogas em boates, pagodes, praias, shows e na hora do jogo não são escalados, porque na hora H surge uma distensão, uma contratura muscular, e aí esse atleta fica de molho de 15 a 25 dias fora o que dá tempo ao organismo de expulsar os vestígios da droga de seu organismo, isso já ocorreu mais de uma vez com times do Rio de Janeiro esse ano, inclusive uma vez num jogo da libertadores, no jogo de estréia.

Tenho um conhecido que trabalha na área, que me disse uma vez que se fossem feitos exames de SANGUE, em jogadores, em todos os jogadores ao final de cada jogo, a cada três meses todos os times de futebol teriam que contratar um novo elenco de jogadores pois não teriam jogadores suficientes para entrar em campo, isso me assustou e ele afirmou que os clubes escondem o doping, não pune os jogadores e passam a mão na cabeça porque são os considerados craques.

Eu sou a favor da pena base de dois anos aplicada pela corte mundial do doping, e sou totalmente contra que o tempo seja diminuído conforme a defesa do atleta, ou seja, ou ele é absolvido ou é culpado então não há motivo para que a pena seja diminuída porque o jogador sabia que a substância ou droga que ele usou era proibida, não cabe mais nos dias de hoje a desculpa de que os jogadores não sabem que cocaína ou maconha são doping, essa é uma tese ridícula e que não cabe mais na defesa de ninguém no meio desportivo.

Os atletas hoje em dia contam sim com a conivência de seus empregadores e em muitas vezes contam o doping profissional dos próprios clubes e o aceitam .

Atleta drogado tem que ser penalizado, clube que dopa atletas tem que ser punido com rebaixamentos e proibições de disputas de campeonatos internacionais .

Bom eu não concordo com a defesa que estão a colocar de passar a mão na cabeça dos atletas punidos, sou totalmente contra e a justiça desportiva tem que abrir o olho nesses casos e punir com veemência, com dureza, não podemos ter pena de quem comete infrações ainda mais no campo profissional.

Pra terminar repito o que disse acima de uma amigo que trabalha, e diretor de um grande laboratório, em que afirma que se fossem realizados exames de sangue em todos os jogadores dos clubes, muitos não teriam time pra entrar em campo, existem formas de doping que somente são pegas com o exame de sangue, e os exames de doping no futebol são realizados através da urina .

Portanto não sejamos hipócritas de defender quem comete doping, eles têm que ser punidos e têm que cumprir a pena a eles sancionada.

Beijos em todos

Cláudio - Poeta Fratello