13 de nov. de 2014
Em jogo marcado por polêmicas, São Paulo fica no empate com o Inter
Um erro coletivo da equipe de arbitragem, que não viu impedimento claro em gol de Paulão, logo no início do jogo, foi determinante no empate em 1 a 1 entre São Paulo e Internacional, nesta quarta-feira à noite, no Morumbi, em jogo antecipado da 35.ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista, dona da casa, teve diversas chances de vencer, mas parou em excelente atuação do jovem goleiro Alisson, que fez grandes defesas em tentativas de Kaká, Luis Fabiano e Lucão. O centroavante marcou o gol de empate.
O resultado é ruim para o São Paulo porque o time de Muricy Ramalho jogava em casa e contava com os três pontos. Agora foi a 63, a quatro do Cruzeiro, mas com um jogo a mais. Se antes dois tropeços celestes em cinco rodadas bastavam, agora, para ficar com o título, o São Paulo precisa que o Cruzeiro não some mais do que oito pontos de 15 possíveis.
No domingo, às 19h30, o São Paulo volta a jogar no Morumbi, fazendo clássico contra o Palmeiras. O Inter joga no Beira-Rio, às 17h, contra o Goiás. A equipe colorada foi a 57 pontos, no terceiro lugar, empatado com Grêmio (quarto), Atlético-MG (quinto) e Corinthians (sexto). O São Paulo tem seis pontos de folga sobre todos esses rivais.
O JOGO - Com diversos desfalques, entre eles D'Alessandro, o Inter entrou em campo no Morumbi com três zagueiros, enquanto o São Paulo tinha dois centroavantes: Luis Fabiano e Alan Kardec. Como as duas equipes precisavam da vitória, o jogo começou aberto, com chances para os dois lados. Rogério Ceni e Alisson, antes dos 10 minutos, já haviam feito uma defesa cada.
A partida mudou de tônica aos 17 minutos, quando Paulão fez o gol. A falta batida por Alex desviou na cabeça de Bertolotto e encontrou o zagueiro totalmente impedido, na cara de Rogério Ceni. O goleiro reclamou bastante, mas de nada adiantou.
A torcida, o banco de reservas e os jogadores do São Paulo logo ficaram sabendo do erro incontestável do árbitro, o que causou claro nervosismo. Os são-paulinos passaram a reclamar a cada lance e a falhar demais no último passe. Kaká perdia bolas demais e ela não chegava a Alan Kardec.
Mesmo assim, o São Paulo criou chances para virar. Logo aos 20, Michel Bastos cobrou falta na área e o desvio de cabeça acabou na trave. No rebote, Lucão chutou em cima de Alisson. A bola voltou para o zagueiro, que encheu o pé. O goleiro saiu em 'X' e defendeu com a cara, em lance impressionante.
Aos 22, Luis Fabiano aproveitou bobeira da zaga e cabeceou, mas Alisson novamente saiu bem para pegar. Após cobrança de escanteio, já no finalzinho, Edson Silva testou por cima. Do outro lado, o Inter, apostando no contra-ataque, quase não jogou.
A postura colorada seria a mesma no segundo tempo se o São Paulo não empatasse logo aos 4 minutos. Hudson cruzou e Luis Fabiano apareceu sozinho na área para deixar tudo igual. Os donos da casa, porém, queriam mais e mantiveram a pressão.
Kaká teve a chance de fazer depois de passe magistral de Ganso, mas pegou mal na bola e Alisson segurou. Quando a assistência de Ganso foi para a cabeça de Luis Fabiano, o goleiro defendeu no ângulo. O meia, porém, desperdiçou grande chance em jogada que buscou sofrer o pênalti e não passou para Luis Fabiano, livre no meio da área.
Até Rogério Ceni teve a oportunidade de marcar, numa falta a um passo da área. Mandou no contrapé de Alisson, rente à trave, para fora. A partir dos 30 minutos, porém, a gana de ganhar deu lugar à desorganização tática combinada com cansaço. O Inter aproveitou para crescer apesar da saída de Nilmar, machucado.
FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO 1 X 1 INTER
SÃO PAULO - Rogério Ceni; Hudson (Auro), Lucão (Paulo Miranda), Edson Silva e Michel Bastos; Souza, Denilson, Ganso (Osvaldo) e Kaká; Luis Fabiano e Alan Kardec. Técnico - Muricy Ramalho.
INTER - Alisson; Paulão, Ernando e Alan; Wellington Silva (Gilberto), Ygor, Matheus Bertotto, Alex (Taiberson) e Fabrício; Jorge Henrique e Nilmar (Wellington Paulista). Técnico - Abel Braga.
GOL - Paulão, aos 17 minutos do primeiro tempo; Luis Fabiano, aos 4 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Heber Roberto Lopes (Fifa/SC).
CARTÕES AMARELOS - Auro, Rogério Ceni, Kaká e Ganso (São Paulo); Taiberson e Ygor (Inter).
CARTÃO VERMELHO - Fabrício (Inter).
RENDA - R$ 516.530.
PÚBLICO - 22.531 pagantes.
LOCAL - Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).
Marcadores:
Brasileirão,
Internacional,
São Paulo,
Série A