15 de mai. de 2012

Celso Roth é do Cruzeiro



O gaúcho Celso Roth é o novo técnico do Cruzeiro para a disputa do Campeonato Brasileiro. O treinador assinou contrato até o fim da atual temporada e chega com a missão de organizar a equipe celeste, muito criticada pela torcida pelos fracassos recentes. De acordo com o diretor de futebol Alexandre Mattos, Roth será apresentado oficialmente nesta quarta-feira.

Sob o comando de Vágner Mancini, o Cruzeiro conseguiu se livrar do rebaixamento do Brasileirão do ano passado apenas na última rodada. Nesse início de ano, a equipe foi eliminada pelo América-MG na semifinal do Campeonato Mineiro e, na Copa do Brasil, chegou apenas até as oitavas-de-final, quando foi derrotada pelo Atlético-PR nos dois jogos.

Essa será a terceira vez que Roth trabalhará em Belo Horizonte. O gaúcho comandou o rival Atlético-MG em 2003 e 2009. Nas duas oportunidades, o time mineiro terminou o Campeonato Brasileiro na sétima posição. O novo comandante traz apenas o auxiliar-técnico Beto Ferreira. Os demais componentes da comissão técnica fazem parte do quadro fixo do clube mineiro.

Celso Roth vai estrear no comando do Cruzeiro no próximo domingo, às 18h30 (Brasília), diante do Atlético-GO, em Uberlândia, em jogo válido pela primeira rodada do torneio nacional.
Após o acerto com o novo treinador, a diretoria espera anunciar nos próximos dias três reforços para a disputa da competição nacional.

Antes de negociar com Celso Roth, a diretoria do Cruzeiro tentou, sem sucesso, outros quatro treinadores: Levir Culpi, que teria pedido altos salários, Ney Franco, que preferiu não deixar o cargo na CBF, o argentino Jorge Sampaoli, que disputa a Libertadores com a Universidad de Chile, e Adilson Batista, que alegou questões éticas para não deixar o Atlético-GO.