13 de mai. de 2012

É CAMPEÃO! O Fluminense é Campeão Carioca de 2012.



A missão do Botafogo era quase impossível. Precisava ganhar por quatro gols de diferença para levantar o título ou três, se quisesse levar a disputar do Campeonato Carioca para os pênaltis. Entretanto, valendo-se da sua melhor qualidade técnica, associada a grande vantagem alcançada no primeiro jogo (goleada de 4 a 1), o Fluminense se sagrou campeão estadual pela 31ª vez em sua história com mais um triunfo.

Mesmo sem Fred, que sofreu um estiramento muscular e perdendo Deco no início do clássico (dor muscular), o Tricolor chegou ao 1 a 0, graças a Rafael Moura, escorando um cruzamento de Carlinhos, aos 10 minutos da segunda etapa.

Como era esperado, o Alvinegro partiu para cima, tentando descontar a vantagem do adversário. Logo aos cinco minutos, o time de General Severiano podia ter alcançado sucesso na sua busca, mas Loco Abreu, recebendo passe de Maicossuel, concluiu para boa defesa de Diego Cavalieri.

Três minutos, depois, porém, Rafael Moura podia ter sacramentado o título, mas o camisa 10 chutou em cima de Jéfferson.

A partir daí, a decisão ficou muito congestionada no meio. Aos 31, o Botafogo teve uma falta na entrada da área. Elkesson cobfrou forte, mas a bola saiu à esquerda de Cavalieri.

Faltando oito minutos para o fim do primeiro tempo, apreensão tricolor. Depois de uma dividida com Renato, Deco levou a mão para a coxa e teve que ser substituído por Wagner.

Veio a etapa final e, com Herrera no lugar de Elkesson, o Botafogo partiu com tudo. Porém, aos 17 minutos, após tabelar com Rafael Sóbis, Carlinhos foi ao fundo e cruzou para Rafael Moura, de panturrilha, mandar a bola para as redes de Jéfferson.

A partir desse momento, o Fluminense, pensando no confronto da próxima quinta, diante da Boca Juniors (19h30min [de Brasília], pelas quartas-de-final da Taça Libertadores), resolveu poupar Bruno e Rafael Sóbis, substituídos, respectivamente, por Fábio e Marcos Júnior. Além disso, o time passou a tocar a bola, esperar o apito final de Marcelo de Lima Henrique e soltar o grito preso na garganta desde 2005, quando derrotou o Volta Redonda por 3 a 1, no Maracanã. Na época, a agremiação das Laranjeiras também era dirigida por Abel Braga.

Para o Botafogo, resta "juntar os cacos" e se preparar para a abertura do Campeonato Brasileiro, quando enfrenta, no próximo domingo, em casa, o São Paulo.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0X1 FLUMINENSE


Competição: Campeonato Carioca - Decisão (2º jogo)
Local: Engenhão
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço dos Santos
Renda e público: R$ 738.185,00/20.544 pagantes
Cartões amarelos: Maicosuel, Loco Abreu e Gabriel(BOT); Bruno, Diego Cavalieri e Anderson (FLU)
Cartões vermelhos: Maicosuel (BOT)
Gols: Rafael Moura 17'/2ºT

BOTAFOGO: Jéfferson, Gabriel (Caio), Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Fellype Gabriel, Elkesson (Herrera) e Maicossuel; Loco Abreu (Vitinho)
Técnico: Oswaldo de Oliveira

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno (Fábio), Gum, Ânderson e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco (Wagner) e Thiago Neves, Rafael Sóbis e Rafael Moura
Técnico: Abel Braga

via: @futnet