O clube resolveu inovar, permitindo que a votação pudesse ser feita pela internet, para facilitar a participação dos conselheiros que residem longe de Porto Alegre e portanto teriam dificuldades para participar do processo eleitoral. No primeiro turno votam apenas conselheiros, e passam ao segundo turno os candidatos que conseguirem 20% ou mais dos votos.
O candidato da Chapa 1, denominada "Grêmio Novo", Jorge Bastos, que é o atual vice-presidente do Conselho, recebeu 20 votos, e os candidatos da Chapa 2, denominada "Projeto Grêmio", o conselheiro desde 2010, Pierre Gonçalves, e da Chapa 3, denominada "Somos Grêmio", o também conselheiro desde 2010, Nilton Cabistani, receberam 10 votos cada, e os três não chegaram ao segundo turno.
Bolzan x Bellini: Um dos dois será o novo presidente do Grêmio. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA) |
Passaram ao segundo turno o candidato da Chapa 4, denominada "Nossa Casa, Novas Conquistas, Nosso Futuro", Romildo Bolzan, que é o atual vice-presidente do Grêmio, com 140 votos, e o candidato da Chapa 5, denominada "Grêmio Por Todos", Homero Bellini Jr., que recebeu 107 votos, e já havia se candidatado nas eleições de 2012, mas acabou derrotado no segundo turno pelo atual presidente, Fábio Koff.
No segundo turno o voto estará aberto também aos sócios, e a votação ocorrerá das 9h às 17h deste sábado, além de estar disponível o voto pela internet. Os sócios que optaram por votar pela internet tinham até a segunda-feira que passou para realizarem um cadastro possibilitando o voto online. Romildo Bolzan ou Homero Bellini Jr: por um desses dois homens passa o futuro do Grêmio.
@RenanDelari