11 de nov. de 2014

Em busca de um maior apoio da torcida e para se livrar das penhoras, Botafogo irá mandar partida em São Januário

A realidade do Botafogo é triste, e o torcedor do alvinegro carioca está cada vez menos esperançoso de escapar do descenso para a Série B de 2015. Para se ter uma ideia da situação botafoguense, dentro do próprio clube já se fala que não vencendo quatro dos cinco próximos jogos o rebaixamento é praticamente certo. E se a ordem é vencer, o momento é de deixar todo o foco dentro de Genereal Severiano para a equipe dentro de campo. E a principal medida para isso será alterar o local das partidas que restam como mandante para o Fogão. O local escolhido, ao menos para o confronto diante do Figueirense, pela 35ª rodada, na próxima quarta-feira (19), será São Januário, que mesmo sendo a casa do rival Vasco da Gama, pela atual situação, é o local mais adequado no entendimento da diretoria.

Foto: globoesporte.com

"Jogar em casa" vem sendo uma definição difícil de ser interpretada quando se fala do Botafogo nos últimos meses. Desde que sua verdadeira casa, o Engenhão, foi interditada, o clube joga constantemente em estádios variados. Situação que se via provisoriamente resolvida quando a reforma do Maracanã foi concluída, assim se imaginando que lá seria onde o alvinegro mandaria seus jogos, e foi, até que o clube foi notificado pela justiça de que toda sua renda em jogos no tradicional estádio carioca seria revertida para Joel Santana, que entrou com uma ação contra o Botafogo, em 2003, por salários atrasados. 

Se vendo sem opções, a diretoria resolveu realizar os jogos da equipe em locais sem muito atrativos para o torcedor, como o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, contudo, o resultado dentro de campo mostrou que a atitude não foi das mais acertadas.
A opção de mandar o jogo em São Januário é uma atitude desesperada dos mandatários do clube em auxiliar os jogadores dentro de campo, já que segundo os dirigentes, o estádio vascaíno pode servir como caldeirão para empurrar os comandados de Vagner Mancini diante dos adversários. O Botafogo já atuou duas vezes esse ano em São Januário, as duas pelo Campeonato Carioca, sendo que empatou com o Bangu em 0x0 e venceu o Madureira por 2x1.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Botafogo terá pela frente o clássico diante do Fluminense, no Maracanã, no sábado (15), às 19h30. Mesmo vencendo, o Fogão permanecerá na zona de rebaixamento, pois mesmo atualmente estando apenas a três pontos do Chapecoense, primeiro fora do Z4, não verá a equipe catarinense e o Vitória, outro clube a sua frente na tabela, serem derrotados, já que ambas as equipes se enfrentam nesta mesma 34ª rodada.

João Pedro Almeida