A semana que começou com o trágico resultado no Grenal de domingo para a torcida do Internacional, permanece quente dentro do clube gaúcho. Além do importante confronto diante do São Paulo nesta quarta-feira (12), em jogo antecipado da 35ª rodada do Brasileirão, foram definidos os dois candidatos que concorrerão no segundo turno pela presidência do colorado. Vitorio Piffero e Marcelo Medeiros, este ultimo o candidato da situação, vão se enfrentar diretamente nas eleições que ocorrerão no dia 13 de dezembro para definir o mandatário do Inter para os anos de 2015 e 2016.
 |
Foto: globoesporte.com |
A votação do primeiro turno, foi realizado na noite desta segunda-feira (10), e contou apenas com votos do Conselho Deliberativo do clube, diferentemente do que ocorrerá na fase final da eleição, quando todos os sócios do Internacional terão direito a voto, o que corresponde a 70 mil eleitores. Se ao menos 57.089 associados votarem, a escolha do novo presidente colorado entrará para a história como a maior eleição do mundo para a escolha de um presidente de futebol, superando a do Barcelona, em 2010.
Os resultados da primeira parte da votação indicaram que dentro do clube, Vitorio Piffero é quem tem a preferência dos conselheiros, já que recebeu o apoio de 167 deles, o que corresponde a 56,6% dos votos. Representando a situação, Marcelo Medeiros recebeu 91 votos, atingindo 30,8%. Enquanto isso, Roberto Siegmann teve apenas 29 votos, e acabou ficando fora do segundo turno por não ter mais do que 9,8% dos conselheiros o apoiando, sendo que para ingressar na fase final da eleição era necessário receber ao menos 15% dos votos. Completando os 295 conselheiros votantes, 5 deles optaram por votar em branco e outros 3 em anularem seu voto.
João Pedro Almeida