13 de nov. de 2014

Os erros cruzeirense contra o rival

O primeiro jogo da Copa do Brasil mostrou um Cruzeiro apático e visivelmente exausto em campo.  Um time sem forças que foi engolido pela marcação e pelo partida intensa do rival. O ataque foi muito bem anulado e a defesa falhou em lances capitais que foram essenciais para o placar de dois a zero. Mas nada está perdido. Mas algo me chamou atenção durante o jogo.
O técnico Marcelo Oliveira teve que colocar o lateral Samudio já que Egídio sentiu uma contusão. Teoricamente é um jogador mais defensivo que o titular. Entretanto, o lateral-direito atleticano Marcos Rocha teve muita liberdade durante boa parte da partida. Tanto que os lances dos gols saíram daquela região do campo. 
A falta de ritmo de jogo do paraguaio e unido com a velocidade do lateral atleticano foram um dos principais fatores para a vitória atleticana. Outra coisa que observei foi a forma de escapar da marcação que o Cruzeiro tentou fazer. Os lançamentos de Léo e Bruno Rodrigo buscavam insistentemente o atacante Marcelo Moreno, onde ele daria um leve desvio e encontraria Éverton Ribeiro ou William livres.  Entretanto, esse forma de jogo o Atlético conhece bem.
A campanha atleticana vitoriosa na Libertadores 2013 tinha como armas o pivô de Jô que abria o jogo para Bernard ou Tardelli acelerarem o jogo e chegar de forma veloz ao gol adversário. Cruzeiro tentou fazer o mesmo quo o rival e se deu mal. Em nenhum momento esse lance deu certo e as sobras, na maioria das vezes, era atleticana que assim continuava com a posse de bola. 
A questão física também ficou evidente, já que a partida na primeira etapa foi bem mais disputada. No segundo tempo, o Cruzeiro tentou se impor, mas aos poucos o cansaço dos atletas decorrente da maratona de jogos começou a aparecer o que fez o time perder o ritmo e ser amplamente dominado pelo Atlético-MG. 

Superação e esperança até o fim - Cruzeiro segue na luta!!

Na volta, o Cruzeiro deverá se superar. Até lá o time terá três partidas válidas pela Campeonato Brasileiro, sendo que duas delas serão fora de casa. Com o empate do São Paulo ontem, a equipe precisa de pelo menos três vitórias para se tornar campeão. Pontuar fora de casa será necessário para o time poder poupar seus principais jogadores contra o Goiás, jogo que antecede a partida de volta contra 0 Atlético-MG. Acredito no grupo cruzeirense e sei que irão lutar e até os último minuto estaremos lá pra apoiar.