Já era mais do que esperado uma grande lista de dispensas para a temporada de 2015, onde o Botafogo disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, além da Copa do Brasil e do Campeonato Carioca, porém, a diretoria alvinegra não teve dó, nem piedade, ao selecionar os nomes que não permanecerão no clube alvinegro para o próximo ano. Foram 17 os dispensados pelo time de General Severiano, que ainda nesta quarta-feira (10), confirmou a já esperada demissão do técnico Vágner Mancini. No fim das contas acabou sobrando até mesmo para o agora ex-diretor de futebol do clube, Wilson Gottardo, que também foi dispensado.
Além dos quatro atletas estrangeiros (Bolatti, Ferreyra, Ramirez e Zeballos) que o Plantão do Futebol já havia anunciado que não ficariam mais no clube, outros atletas renomados foram liberados pelo Botafogo. O lateral-esquerdo Junior César, o volante Rodrigo Souto, o meio-campo Carlos Alberto, e os atacantes Rogério e Wallyson, não farão parte do elenco do clube para 2015. Além deles, os outros oito dispensados pela diretoria foram Alex, Anderson, Bruno Corrêa, Hygor, Mario Risso, Maicon, Ronny e Yguinho.
E ainda pode aumentar a lista de atletas que atuaram em 2014 e não vestirão a camisa alvinegra em 2015. O clube está buscando um acordo com o goleiro Jefferson, porém, nesta semana, o arqueiro da Seleção Brasileira ficou mais distante do alvinegro após reunião realizada em General Severiano, que não agradou em nada o empresário do atleta, que afirmou estar aberto a ouvir propostas de outros clubes. Além de Jefferson, o volante Marcelo Mattos é outro experiente jogador que ainda não tem permanência garantida para o ano que vem.
Em compensação as ausências, a diretoria já vem pensando na montagem do novo elenco. O clube já está atrás do substituto de Mancini, e espera fechar com o novo treinador o quanto antes, sendo Joel Santana e Renê Simões as preferências dos mandatários. Para os reforços dentro de campo pouco se foi especulado, entretanto, o único nome que já aparece forte para a próxima temporada anima o torcedor. Se trata do já conhecido e ídolo do clube Loco Abreu, que pode estar voltando ao alvinegro carioca, ao menos, é o que deseja e deverá tentar a diretoria.
Indefinição é a palavra que mais define o clube da estrela solitária nesse momento, e é assim que deverá se iniciar 2015 no Botafogo. O botafoguense apenas espera que tudo isso se defina o quanto antes para que épocas melhores venham para sua equipe.
João Pedro Almeida