10 de dez. de 2014

O Mercado da Bola no Cruzeiro

Se tem algo que o Cruzeiro conseguiu nesses últimos dois anos, graças principalmente ao bicampeonato nacional, foi uma maior visibilidade. Até em nível internacional. Algumas situações que aconteceram no clube nos últimos dias foram inéditas. Como, por exemplo, a visita de jornalistas de grandes portais de notícias esportivas da Europa. Além disso, especulações mostram que a imagem do clube se tornou prestigiada principalmente no mercado de transferências do Brasil.

Vários jogadores já foram colocados no clube durante a semana pela imprensa nacional. O caso mais interessante foi o de Leandro Damião, que ainda é jogador do Santos, mas pertence a um grupo de investimento que pretende repassá-lo ao time mineiro. Entretanto, outra informação que circula pelos portais de notícia é que outro centroavante estaria na mira do dirigentes celestes. Trata-se de Fred, artilheiro pelo clube em 2004 e 2005, que estaria de saída do Fluminense principalmente por causa do fim da parceria do time carioca com a Unimed. As duas notícias são negadas amplamente pelo Cruzeiro.
Grande parte da torcida aprova o retorno do atacante ao clube celeste
Outros jogadores já foram ventilados pelo lado celeste como os volantes Ralf e Paulinho. Este último estaria interessado em retornar ao Brasil, já que no Tottenham, onde joga atualmente, não estaria tendo espeço com o técnico Mauricio Pochettino. A ligação ao Cruzeiro viria da intenção do time mineiro em ter jogadores experientes para atuarem na Copa Libertadores 2015.

O volante Lucas Silva é o nome mais comentado no mercado de transferência atual. O jogador é alvo do Real Madrid, que estaria disposto a pagar 12 milhões de Euros por ele. Entretanto o clube celeste afirma que apenas negociará se o valor for superior ou igual a 15 milhões. Vários sites de notícias do Brasil e da Espanha já afirmam que a transação já está certa e que em qualquer momento ela será oficializada pelas duas partes.

Má notícia para a Raposa foi a perda do seu diretor de futebol responsável pela formação do grupo vencedor destes últimos dois anos. Alexandre Mattos anunciou sua saída na tarde do dia 09/12 onde salientou que o trabalho foi excelente, mas que chega em certo momento é necessário rumar para novos ares. No entanto, em matéria publicada hoje, 10/12, pelo portal Globoesporte.com, há informações que uma divergência de ideias entre Gilvan e Mattos foi o estopim para a sua saída. Segundo o portal, o diretor de futebol queria um time forte com grandes contratações, já o presidente queria apostar mais na base e no enxugamento da folha salarial. Alexandre Mattos deve assumir o cargo no Palmeiras, onde o presidente Paulo Nobre já confirmou que conversava com um grande profissional que tinha experiencia na área de gestão do futebol.

Para o cargo de diretor de futebol são fortes os nomes do ex-jogador Sorín, atual comentarista da ESPN e do volante Tinga, que conhece bem o elenco e é o jogador mais velho do clube. A única contratação confirmada pelo clube é do lateral-direito Fabiano, que se destacou na Chapecoense no Brasileirão 2014. 
Tinga - cotado para substituir Alexandre Mattos
O Cruzeiro já dispensou o meia Marlone, que pode defender o Fluminense em 2015, o lateral-esquerdo Samudio, vendido pelo Libertad, dono de seus direitos federativos, ao América-MEX por 6 milhões de dólares e o atacante Borges, ainda sem destino. Alguns jogadores ainda podem sair como o caso de Dagoberto, que pode virar moeda de troca em alguma negociação posterior que o clube possa fazer. O jogador já tornou público que não gosta de estar na reserva e sua permanência é incerta.