23 de mai. de 2012

A chave da valorização no Cartola FC ( por: @cartoleiros )


Entenda como vai funcionar o sobe e desce dos preços na segunda rodada

.
A reabertura do mercado revelou uma multidão de cartoleiros que tiveram suas cartoletas saqueadas por más atuações de jogadores na primeira rodada. Através do nosso twitter@cartoleiros recebemos muitas mensagens de cartolas que conseguiram multiplicar suas cartoletas e aumentar o patrimônio, mas também recebemos chororôs e lamúrias de jogadores à beira da falência. 

Como já dissemos reiteradas vezes, dinheiro no bolso é fator fundamental para sua sobrevivência no Cartola. Então se você perdeu cartoletas, ou ainda, se você ganhou apenas uma mixaria, é hora de analisar com frieza as tendências de valorização que se desenham para a próxima rodada. 

Ressaltamos que este post, mais que uma ajuda para ganho de cartoletas, é uma análise de como irá acontecer a valorização dos jogadores para esta segunda rodada. Sendo assim, se torna importante também para aqueles que conquistaram cartoletas na rodada inicial e que precisam mantê-las ou multiplicá-las ainda mais.  

Até 2009, a fórmula de valorização de jogadores apresentava uma mecânica simples. Se um jogador desvalorizasse muito numa determinada rodada, a tendência seria que, pontuando bem, ele valorizasse consideravelmente na rodada seguinte. O mesmo para o caso contrário: se um jogador valorizasse muito numa determinada rodada, a tendência seria que, pontuando mal, ele desvalorizasse consideravelmente na rodada seguinte. 

Na abertura do Cartola FC 2010, Newton Fleury, gerente de produtos do Globoesporte.com, cedeu uma entrevista exclusiva ao Cartoleiros, e revelou uma alteração realizada no algoritmo que rege os preços no game: "Até o ano passado, levávamos em conta o preço inicial do jogador, sua média de pontos e a pontuação da última rodada. A partir daí, recalculávamos os preços relativos dos jogadores. Este ano, mudamos o preço inicial pela média de preços ao longo do campeonato, o que vai dar uma mudança sensível, permitindo uma variação maior ao longo do campeonato.

À partir disso, notamos um comportamento diferente na oscilação dos preços dos jogadores, especialmente na segunda rodada do jogo. Jogadores que tiveram preço valorizado na primeira rodada apresentaram viés de valorização também na segunda rodada. Da mesma forma, jogadores que tiveram preço desvalorizado na primeira rodada apresentaram viés de desvalorização também na segunda rodada.

Este ano, André Cintra (Novas Mídias / Sportv) adiantou, em entrevista exclusiva ao Cartoleiros, que o algoritmo responsável pelas alterações de preços dos jogadores é o mesmo dos últimos anos, e não sofreu nenhuma alteração para essa temporada. Ou seja, o sobe e desce de preços vai se comportar tal como aconteceu nos dois últimos anos. 

O que é mais importante nesse momento é não cairmos no erro de pensar que jogadores que tenham sofrido grande desvalorização na primeira rodada, sejam as melhores opções para altos ganhos de cartoletas nessa segunda rodada. O que afirmamos pelas observações já feitas, e colocamos de forma mais direta, é: 

 Se você precisa de cartoletas, siga o caminho certo!
1) Jogadores que tenham sofrido alta valorização na primeira rodada (por exemplo, o atacante Herrera do Botafogo e o goleiro Roberto do Atlético-GO) possuem tendência a manter a valorização, mesmo que mínima. Ou ainda, na melhor das hipóteses, uma manutenção de seus custos ou leve desvalorização. Isso desde que não façam uma pontuação negativa muito alta. 

2) Jogadores que tenham sofrido alta desvalorização na primeira rodada (por exemplo, o atacante Marcelo Moreno do Grêmio e o meia Dátolo do Internacional) possuem tendência a manter a desvalorização, mesmo que mínima. Ou ainda, na melhor das hipóteses, uma manutenção de seus custos, ou leve valorização. Isso desde que não façam uma pontuação positiva muito alta. 

3) Para os cartoleiros que tenham pouco patrimônio, jogadores com baixo custo e baixa média de pontos consolidada, devem ser as melhores possibilidades de ganho de cartoletas para essa segunda rodada, desde que pontuem bem (pois não existe mágica!). O que é média consolidada? No momento é a pontuação obtida na primeira rodada, já que ela é a única. Resumindo, para todos entenderem: jogador barato, que não sofreu alta valorização ou desvalorização na primeira rodada, deve valorizar se alcançar uma grande pontuação na segunda rodada.  

4) Os cartoleiros que possuem bom patrimônio, algo na casa de 120 a 130 cartoletas, podem efetivar apostas em jogadores que tiveram alto índice de valorização na primeira rodada, sem riscos de grandes desvalorizações dos mesmos. Não acontecendo nenhuma catástrofe, o jogador deve, no mínimo, não desvalorizar. 

5) A valorização de jogadores tende a apresentar um comportamento diferente à medida que o jogo avança. A tendência de valorização apresentada aqui é mais evidenciada nas primeiras rodadas, em especial nessa segunda rodada, onde começa a ser consolidado o preço médio do jogador. À medida que as rodadas acontecem, o preço médio do jogador tende a se estabilizar e a flutuação de preços passa a acontecer nos moldes da antiga fórmula. Dessa forma, mais pra frente, as oscilações deverão ser mais suaves. 

6) O preço médio do jogador, sua média de pontos consolidada, e a pontuação na última rodada são os principais fatores que influenciam na sua (des)valorização, e a referência para a flutuação é a média de preços do mercado. É lógico que os índices de valorização são atrelados ao mercado em um todo, para que não exista inflação no Cartola, o que inviabilizaria a dinâmica do jogo e prejudicaria usuários que entram em etapas mais avançadas. 

Essa análise é fundamentada em acontecimentos observados no Cartola FC nos dois últimos anos, e na afirmação da direção do jogo, que garante a manutenção do algoritmo de flutuação de preços. Nossa intenção não é apresentar a todos uma fórmula mágica de ganhar cartoletas, mas ensinar a observar as tendências do jogo. 

Estaremos observando o comportamento da variação de preços ao longo das próximas rodadas e trazendo novas observações. O mais importante nesse momento é não cair no erro de pensar que os jogadores mais desvalorizados sejam as melhores opções de investimento. Se você perdeu cartoletas na primeira rodada e precisa reverter a situação, jogue com inteligência. Acreditar na facilidade do ganho pode decretar o tiro de misericórdia no coração do seu time. 

Postagem retirada do Portal Cartoleiros,com.br ( http://www.cartoleiros.com.br/2012/05/como-ganhar-cartoletas-na-segunda.html ) Todos os direitos reservados a eles!