18 de mar. de 2015

A História do Pré Brasileirão – Parte II - Palmeiras bicampeão brasileiro no mesmo ano

Em 13 de dezembro de 2010, a CBF igualou os pesos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa ao Brasileirão. Apesar dos formatos distintos dos torneios atuais, a atitude pode ser vista como uma forma de se fazer justiça com os campeões nacionais das décadas de 60 e 70. Contudo, apesar do Santos ser a equipe que mais “ganhou” títulos brasileiros com essa mudança (seis), o Palmeiras pode ser visto como o maior beneficiado. A princípio, por juntamente com o alvinegro praiano, se tornar o maior campeão brasileiro, com oito conquistas, mas sobretudo, por se tornar a única equipe a vencer o Campeonato Brasileiro duas vezes no mesmo ano.


Apesar de ser inusitada, a situação é simples de ser explicada. Nos anos de 1967 e 1968, tanto a Taça Brasil quanto o Torneio Roberto Gomes Pedrosa foram disputados em nível nacional, (anteriormente a este período, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa era disputado apenas por equipes paulistas e cariocas, no formato do Torneio Rio-São Paulo, extinto em 2002) ou seja, haveria a disputa de dois torneios nacionais, assim como acontece atualmente, com a Copa do Brasil e o Brasileirão. À época, ninguém imaginaria que ambos os torneios teriam peso do principal campeonato nacional no futuro, sendo assim, a disputa dos dois no mesmo ano não haveria empecilho algum.
No primeiro semestre era disputado o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, onde na primeira fase havia dois grupos, um com sete times e um com oito, onde se classificavam os dois primeiros de cada chave, resultando na formação de um quadrangular que decidiria o título. Em 1967, o Palmeiras foi o líder da sua chave na primeira fase, eliminando inclusive o poderoso Santos de Pelé. Na fase final, com 3 vitórias e 3 empates, superou Internacional, Corinthians e Grêmio, e levou o título do Robertão, como a disputa também era conhecida.
Na Taça Brasil, disputada na metade final de 1967, o alviverde paulista já entrou diretamente nas semifinais, já que havia sido campeão paulista em 1966 e isso lhe dava o direito de avançar as fases mais avançadas da competição. Nas semifinais, o Palmeiras venceu o Grêmio em três partidas acirradíssimas, com um 2x1 para cada lado e um 3x1 para o Verdão. Na grande decisão, a equipe comandada por Mário Travaglini enfrentou o Náutico, onde também precisou fazer três partidas, e assim com na fase anterior foi superior, vencendo o jogo desempate por 2x0 e sagrando assim campeão da Taça Brasil.
O que seria uma já gloriosa temporada com dois títulos nacionais, 43 anos depois ganhou um peso ainda maior, se tornando uma façanha histórica e coroando o Verdão com o título de bicampeão brasileiro no mesmo ano.

Parte I - A Taça Brasil que durou 14 meses

João Pedro Almeida / @joaopedroal_