19 de jul. de 2012

O São Paulo está seguindo um caminho muito perigoso. - por Marcos Rangel, @rangelsrn

Frustração.

Mais uma vez, foi com esta sensação que o Torcedor São Paulino voltou pra casa ao assistir mais uma partida do São Paulo onde faltou técnica, tática e, principalmente, raça e entrega em campo.

Pior: apresentou tudo isso em casa. Um desrespeito aos Torcedores e ao Sacrossanto Morumbi.

0x1 para o Vasco. Só não foi mais porque, apesar do São Paulo ser ruim, o Vasco consegue ser pior. Era pra ter sido 0x2, 0x3... O zero não sairia do nosso placar.

Pela primeira vez, vi a Torcida criticar diretamente Juvenal Juvêncio e cia LTDA. Já havia passado da hora. Tais criticados são os responsáveis diretos pela situação do time. Principal culpado é Juvenal. Ele dá a última palavra. Ele decide tudo sozinho. Ele centraliza todo o poder. Então, quer aguente sozinho as críticas.

Não há o que falar do jogo. Foi uma vergonha. O São Paulo estava morto no campo, se arrastando. Cada jogador parecia carregar um saco de areia e pedra nas costas.

Luís Fabiano ainda se esforçava. João Schmidt, jovem garoto da base e estreante no time titular já no dia em que subiu para o profissional, jogou até bem. Desarmou e deu bons passes. João Filipe, zagueiro que entrou no lugar do estreante, também se mostrou incomodado com a forma do time e tentou ajudar no ataque. Engraçado, pois acabou fazendo mais do que os responsáveis pelas criações de jogadas.

Dênis salvou muito. Ainda peca no quesito de sempre ficar adiantado em bolas paradas. Quase levou alguns gols do Juninho Pernambucano em cobranças de falta e chutes fora da área. Mas defendeu. Impediu que a vergonha fosse ainda maior.

Vou repetir um clichê: já trocou - inúmeras vezes - de técnico. Já trocou o time inteiro, praticamente. Por que não muda, diretoria? Haverá algum ousado com força ali dentro para desmanchar toda esta palhaçada?

Juvenal se perdeu quando iniciou seu terceiro mandato. Poderia ter saído como herói com a conquista do Tri-Hexa. Seria louvado. Mereceria o busto que querem lhe dar.

Mas usando-se de sua soberba, vaidade e egoísmo, quer se perpetuar no poder até 2014. Se passou por cima do estatuto uma vez, passa mais outra. Pior: já abriu precedentes para que outros possam repetir isto.

Escrevo esta singela crônica na madrugada de quarta para quinta. Sexta-feira já está aí, a janela de transferências internacionais se fechará. Nenhum nome de peso e competência para tentar melhorar esta situação apareceu.

Que falta faz Lugano. Souza. Josué. Fábio Simplício. Nomes de raça, que brigam pelo time e dá dedada em quem quer dormir no campo. Em quem quer cochilar em casa. Bons jogadores e garotos sendo mal influenciados pela preguiça e descompromisso destes jogadores chinelinhos.

E então, pra onde vamos? Este caminho está sendo perigo.

Não estou cogitando o pior, como uma segunda divisão, por exemplo. Mas precisamos tomar cuidado.

Mais do que isso: precisamos tomar atitude e ajudar quem já nos deu tantas alegrias: São Paulo Futebol Clube.

Marcos Rangel
@rangelsrn