19 de ago. de 2012

Sem forças para sair da lanterna, Figueira perde para o Grêmio

Se os gaúchos costumam ir paraFlorianópolis fazer turismo no verão, o Figueirense fez o inverso neste inverno quente de Porto Alegre. Na tarde deste domingo, o time catarinense nem parecia estar precisando desesperadamente de uma vitória para sair da lanterna e, com uma atuação apática, que causou iras ao técnico Hélio dos Anjos, perdeu para o Grêmio por 4 a 0, no Olímpico. O Alvinegro mostrou que está muito longe de reagir a ponto de deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão e termina a penúltima rodada do turno na lanterna, com apenas 11 pontos em 18 jogos disputados. Para escapar da queda à Série B, precisa vencer aproximadamente 11 dos 20 jogos que lhe restam.

> Veja a classificação da Série A
> Veja a artilharia da Série A

Elano e Leandro abriram levaram o Grêmio com 2 a 0 para o intervalo. No segundo tempo, logo aos quatro minutos, Leandro ampliou para 3 a 0. E aos 44, André Lime fechou a goleada. Assim, o time gaúcho encerrou o jejum de nove anos sem vencer o Figueirense em seus domínios.

No próximo domingo, pela última rodada do primeiro turno, o Figueirense recebe o Coritiba, às 16h, no Orlando Scarpelli, enquanto o Grêmio faz o clássico com o Internacional, no Beira-Rio.

Elano faz 1 a 0




Leandro faz 2 a 0




Leandro marca o terceiro: 3 a 0




André Lima fecha o placar: 4 a 0




O jogo


Com um grande público no Olímpico, o Grêmio tomou a iniciativa do jogo desde os primeiros minutos. Aos oito, em uma sobra na entrada da área, Souza chutou fraco e o goleiro Wilson defendeu o primeiro chute a gol do jogo. Na sequência, o Figueirense chegou em uma arrancada de Caio. Ele passou por todo mundo, invadiu a área, mas chutou pra fora, perdendo um gol incrível.

O jogo era movimentado no começo e o Grêmio respondeu ao ataque do Figueira com perigo aos 13 minutos, quando Marcelo Moreno tentou uma meia-bicicleta e acertou a trave. Poucos segundos depois, ele teve mais uma chance, de cabeça, e mandou pra fora. Aos 23, o camisa nove do Grêmio acertou mais uma bola na trave. Marcelo Moreno recebeu a bola na entrada da grande área, pela direita, e bateu rasteiro. A bola explodiu no poste esquerdo.

Aos 24 minutos, uma sequência com um lance para cada lado. Primeiro, Leandro recebeu livre na área e chutou pra fora na saída de Wilson. Na resposta alvinegra, Aloísio recebeu ótimo passe de Fernandes, mas chutou nas mãos do goleiro gremista. O segundo grito de gol da torcida tricolor também não valeu. Aos 30 minutos, Leandro recebeu em impedimento, driblou Wilson e mandou pra rede. Mas o assistente acertou e anulou o gol.

Aos 33 minutos, Zé Roberto fez grande jogada pela esquerda e cruzou na medida para Leandro, que cabeceou pra fora. Era questão de tempo para o Grêmio abrir o placar, e foi o que aconteceu aos 35 minutos. Em uma bobeira da zaga do Figueirense, Marcelo Moreno recebeu lançamento de Anderson Pico, sozinho na área, e rolou para Elano completar para o gol vazio: 1 a 0. 

Se no 0 a 0 o Figueirense já estava passando um sufoco, a situação piorou com a derrota parcial. Elano deu ótimo passe para Marcelo Moreno, que avançou e deu assistência a Leandro. Ele só teve o trabalho de tirar da zaga e chutar no ângulo: 2 a 0. Aos 44, Marcelo Moreno deu um chapéu no zagueiro alvinegro e chutou pra fora.

Segundo tempo


Os jogadores do Figueirense levaram uma bronca do técnico Hélio dos Anjos, que fez três mudanças para o segundo tempo e só não fez mais porque o regulamento não permite. “Se eu pudesse faria cinco, mas a regra só permite três”, disparou o comandante alvinegro, que trocou Léo, Diogo e Guilherme Santos por Elsinho, Doriva e Marquinhos.

Com a bola rolando, nada mudou. O Figueirense continuava confuso e o Grêmio se aproveitava disso. Aos quatro minutos, em um bate-rebate dentro da pequena área, Marquinhos foi tentar afastar a bola, mas chutou em cima de Marcelo Moreno, que levou a bolada na barriga, mas conseguiu ainda rolar para Leandro fazer 3 a 0.

O Grêmio tinha total controle do jogo, sem sofrer ameaças do Figueirense, e quase marcou o quarto aos 19 minutos. Leandro recebeu toque de calcanhar de Marquinhos e chutou pra fora. O quarto só não saiu aos 41 minutos porque Wilson estava atento para fazer a defesa em uma cabeçada de André Lima. Aos 44, ele não desperdiçou. Após chute de Marquinhos, Wilson deu rebote e André Lima completou para fechar a conta: 4 a 0.

Ficha técnica: Grêmio 4 x 0 Figueirense


Local: Olímpico, em Porto Alegre (RS).
Data: 19/08/2012 (domingo).
Horário: 16h (de Brasília).
Público: 30.509 torcedores 
Renda: R$ 380.899,00
Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (SP), auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Thiago Gomes Brigido (Fifa/CE).
Cartões amarelos: Leandro, Gilberto Silva (Grêmio); João Paulo (Figueirense).
Gols: Elano, aos 35’/1º tempo, Leandro, aos 40’/1º tempo e aos 4’/2º tempo, André Lima, aos 44’/2º tempo (Grêmio).

Grêmio
Marcelo Grohe; Edilson, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos) e Zé Roberto (André Lima); Leandro (Marco Antônio) e Marcelo Moreno.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Figueirense
Wilson; Léo (Doriva), Guti, Fred e Guilherme Santos (Marquinhos); João Paulo, Diogo (Elsinho), Claudinei e Fernandes; Caio e Aloisio.
Técnico: Hélio dos Anjos.