Bom dia amigos leitores do Plantão do Futebol, hoje falaremos do Fluminense .
A alguns anos o Fluminense tem como sinônimo títulos, vitórias, raça e futebol de primeira, porém nesse início de campeonato tanto no estadual como na Libertadores o time Tricolor Carioca ainda não fez uma apresentação que lhe dê as características que o marcaram nos últimos 3 anos seja com Muricy ou com o Abel, ainda não apresentou um futebol competitivo e de primeira linha.
O Tricolor este ano contratou de forma categórica, foi nas posições que julgava necessárias, repatriou Felipe que estava no vasco, trouxe o Rhayner que estava no Náutico, que não passa de um bom jogador para compor o elenco, contratou o lateral direito Wellington Silva e manteve todas as suas principais peças no elenco ou seja não perdeu ninguém, manteve o técnico que recebeu uma proposta do exterior mas não aceitou e preferiu manter o objetivo de poder conquistar a Libertadores pela primeira vez em sua história .
Só que podemos observar em todos os jogos que o Fluminense realizou esse ano, em nenhum deles o time lembrou aquele que fora campeão brasileiro em 2012, pelo contrário sempre apresentou um futebol burocrático, lento, sem criatividade, com lampejos em algumas partidas, mas sempre jogando na conta do chá, fazendo os pontos necessários e seguindo em frente.
Muitos podem creditar isso a um esquema bastante utilizado pelo Muricy em todos os times que dirigiu, uma equipe de resultados, que não apresenta um futebol bem jogado ou bonito, mas que sempre tem o resultado positivo como objetivo, ou seja a vitória e mais três pontos na classificação, Abel passou a pensar assim e o futebol do Fluminense ficou feio e burocrático .
Alguns jogadores não rendem nem 20 por cento do que foram no ano passado, cito exemplos como Thiago Neves, Deco, Wellington Nem, Diego Cavaliere, isso para citarmos alguns dos principais nomes do elenco, e sem a melhor participação destes jogadores nos jogos o time perde muito de sua eficiência, beleza e movimentação nas partidas.
Outra coisa que se mostra estranha e ao mesmo tempo vira motivos de preocupação por parte da torcida e o aproveitamento do Felipe no time. O Felipe foi contratado para ser a sombra do Deco ou seja seu reserva imediato, porém nem quando o Deco está fora do time o Felipe é aproveitado não sendo relacionado inclusive para ficar no banco nesses jogos, então cabe uma pergunta porque contratá-lo a peso de outro com um salário em torno de R$ 500.000,00 e não aproveitar este jogador ?
Esta dúvida ronda a cabeça de todos os tricolores tanto os que foram favoráveis como os que foram contrários a contratação dele, e só quem pode responder a essa pergunta é o Técnico Abel, mas para surpresa geral sempre que esse assunto vem a tona em suas entrevistas Abel desvia da pergunta e toma outro rumo deixando de lado este assunto e colocando assim mais pulgas atrás das orelhas dos torcedores.
O Fluminense com o elenco que tem era para estar liderando todos os campeonatos que estiver disputando porém está com dificuldades na Libertadores e no Estadual aonde foi elimininado pelo Vasco, porém na Taça Rio lidera seu grupo sem apresentar um grande futebol apenas a eficiência e a burocracia na busca pelos 3 pontos que representam a vitória .
Outro fator que também ajuda a entender o porque do Fluminense não estar tão bem nos campeonatos, são as formações utilizadas pelo seu técnico que a cada jogo muda a forma de atuar do time, isso acentua a falta de movimentação e de entrosamento do time .
O que podemos levantar de bom nesse ano para o Tricolor Carioca foi o bom rendimento do Vagner, que voltou a jogar um belo futebol, a incrível estréia do atacante Michael no jogo contra o Macaé aonde foi o autor dos 3 gols da equipe Tricolor, e que teve uma atuação excelente.
Em minha humilde e sincera opinião o Fluminense era o favorito disparado para conquistar o Estadual e a Libertadores, porém com o futebol que anda apresentando nos gramados corre o risco de ser eliminado na primeira fase da Libertadores e nem chegar as Finais do Estadual, ainda há tempo para mudar e voltar a jogar um belo futebol porém isso depende dos jogadores e da comissão técnica.
Abraços em todos
Cláudio - Poeta Fratello