Boa noite amigos e amigas do Plantão do Futebol.
Hoje vou falar de um fato quer está dando o que falar nas conversas sobre futebol aqui no Rio de Janeiro .
A rivalidade entre Vasco e Botafogo devido aos últimos acontecimentos está deixando o campo e entrando na esfera administrativa do dois clubes.
Com a interdição do Engenhão, ficou decidido que os jogos seriam realizados em São Januário campo vascaíno, porém com uma artimanha e uma desculpa esfarrapada o Vasco exigiu que o jogo do Botafogo que seria realizado na quinta-feira fosse adiado com o pretexto de que o gramado seria prejudicado.
Bom vamos aos fatos, o Vasco deu a desculpa do gramado e o Botafogo não aceitou, com isso também não aceitou a realização dos clássicos do carioca e dos jogos finais em São Januário, até ai tudo bem, só que no programa Balanço Final da Rádio Globo ao serem entrevistados os responsáveis do Vasco e do Botafogo não deram a resposta real, e fugiram do assunto com mais desculpas e falsas promessas, desviando o assunto a todo momento para os problemas do Engenhão tentando assim deixar de lado estas brigas internas entre as duas Diretorias .
Até que ao ver que os dois não iriam revelar a verdade um dos entrevistadores perguntou da seguinte forma:
- Ok, as razões da não realização dos clássicos em São Januário nós podemos entender já que houve a negativa do GEPE no que diz respeito a divisão das torcidas, ou seja em São Januário não haverá jogos entre os grandes porque não há como fazer a separação das torcidas tanto na entrada, como na saída e durante os jogos, pois as entradas e saídas das torcidas são as mesmas, as áreas de alimentação e banheiros também são áreas em comum, então não há como garantir um jogo sem problemas de enfrentamento entre as torcidas, nesse ponto o GEPE tem razão porém a Direção do Vasco não tem razão ao : num primeiro momento permitir o jogo do Botafogo na quinta-feira e na véspera dizer que não há como realizar o jogo, dando a desculpa apenas do gramado. Então o que houve realmente para que o jogo não fosse realizado, porque até o presente momento isso não foi esclarecido de forma simples e direta ?
As respostas foram evasivas porém o Landau representante do Botafogo afirmou que o Clube fora pego de surpresa e que sim houve rusgas entre as duas direções, já o representante do Vasco afirmou que as rusgas foram muito superficiais e que não há problemas entre os clubes, mas a verdade não é essa, houve rusgas e grandes entre Vascaínos e Botafoguenses.
Principalmente depois da manobra Vascaína ter sido descoberta, de forma simples e rápida.
Com o cancelamento da partida o Botafogo teria como próximo adversário o próprio Vasco e ao ter o jogo adiado o Botafogo terá contra o Vasco a ausência de Seedorf porque ele irá cumprir o jogo de suspensão automática devido a expulsão justamente contra o Vasco que se encontra em posição vergonhosa na classificação da Taça Rio já praticamente eliminado, e então a partir da descoberta da manobra começaram as rusgas entre as duas diretorias que aumentaram ainda mais após os comentários através de pessoas ligadas as duas direções de que a Diretoria Vascaína não quer o Botafogo jogando em seus domínios como uma forma de retaliação primeiro devido a não realização de jogos do brasileiro do ano passado em São Januário do Vasco contra os Grandes do Rio que teve o voto negativo da diretoria do Botafogo e do Flamengo na época, isto significa dizer que os Vascaínos guardaram mágoas e agora usaram desculpas para ter alguma vantagem no jogo contra o próprio Botafogo, jogo baixo, sujo que em vez de fazer o bem só irá trazer mais problemas entre os grandes do Rio, e principalmente entre os dois clubes, já que os Presidentes Tricolor e Rubro-negro já avisaram que não entrarão nesse conflito.
Com essa guerra declarada e jogada de forma suja e com nível baixíssimo podemos ter algumas das razões que levam o futebol carioca a cada dia ser mais desvalorizado.
Espero que o Presidente Maurício Assunção do Botafogo cumpra suas palavras e não leve adiante esta briga ridícula e baixa protagonizada pela diretoria Vascaína e que tenha a grandeza de tentar solucionar as arestas que foram criadas.
Só quem perde com isso são os próprios clubes e a torcida que fica a míngua dessas manobras sujas que afastam ainda mais os torcedores dos estádios.
Só quero que voltem a ser decididos nos campos os campeonatos e não através de manobras .
Sinceramente O vasco por sua história não merece a Diretoria que está a sua frente hoje, infelizmente temos que falar a verdade queriam o Eurico fora, conseguiram porém agem da mesma forma que o antigo Alcaide.
Enquanto predominar o pensamento pequeno e sujo através destas manobras o Vasco nunca irá recuperar o seu lugar de prestígio no futebol Carioca e Brasileiro.
Que os clubes se unam, esqueçam estas guerras ridículas e pensem em crescer, em se tornar novamente motivo de orgulho de seus torcedores.
Abraços em todos
Cláudio - Poeta Fratello