O experiente meia Marquinhos foi decisivo para o Avaí na segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, o time catarinense contou com uma inspirada atuação de seu capitão para bater o Guaratinguetá por 2 a 1.
Esta foi a primeira vitória do clube catarinense, que chegou a quatro pontos. O Guará, por sua vez, ficou com os três pontos conquistados na primeira rodada, quando, em casa, bateu o América-MG por 1 a 0.
A vitória avaiana foi construída na primeira etapa, quando os donos da casa foram bastante superiores na partida, correndo poucos riscos, apesar de um grande susto em um lance bizarro.
No segundo tempo, o Guará cresceu no jogo e conseguiu diminuir, em um pênalti que gerou a expulsão de Alef. Com um a mais, o time do Vale bem que tentou, mas não conseguiu chegar ao empate.
O jogo
A partida começou bastante movimentada e, logo aos nove minutos de jogo, em uma boa triangulação envolvendo três meias, o Avaí chegou ao primeiro gol: Cléber Santana descolou belo passe para Márcio Diogo, que rolou de primeira para Marquinhos chegar batendo para a rede.
No lance seguinte, a zaga do Avaí falhou feio e Alex Afonso aproveitou a bobeada. De frente para o gol, o jogador driblou o goleiro e chutou na trave. No rebote, a zaga afastou de qualquer maneira.
Os avaianos conseguiram administrar o jogo a partir de então, criando boas chances. Aos 42 minutos, de falta, Marquinhos ampliou a vantagem dos anfitriões.
No segundo tempo, o panorama do jogo mudou, e o Guará equilibrou as ações. Aos 29 minutos, Alef fez pênalti em Jonatas Belusso. Ele mesmo bateu e deslocou o goleiro Diego para diminuir.
Apesar da pressão que se seguiu, o Avaí conseguiu se postar bem na defesa, evitando maiores problemas e garantindo a importante vitória em casa.
Na próxima rodada, os catarinenses vão a Juazeiro do Norte, encarar o Icasa, enquanto que o Guaratinguetá faz clássico regional com o Bragantino.