14 de nov. de 2013

As melhores ligas do Mundo e as chances dos EUA.

          Estava lendo um texto na parte de esportes do jornal: Folha de São Paulo e vi uma notícia falando de um empresário, dono da Wise Up, que comprou um time de futebol nos Estados Unidos e vai pagar para entrar na Major League Soccer (MLS), que é a principal liga nacional de futebol do país. No mesmo texto estava dizendo que em 2022 a liga deve se tornar a melhor do Mundo, passando as gigantes da Europa.
Venho debater isso. E dizer, porque que a liga não conseguirá ser a melhor do Mundo.
          Se fomos analisar financeiramente, a MLS é a liga mais promissora que tem, sendo a 5 melhor em pouco tempo de competição. Os clubes brasileiros tem dívidas infinitas e com isso não pode ser nem especulado como uma liga para combater a americana. Mas ganhar da Europa? Acho improvável.
Na liga espanhola, hoje considerado a melhor do Mundo, não a mais disputada, e sim com os dois melhores times, junto com o promissor Atlético de Madri, que a luta para chegar nos níveis de Barcelona e Real Madri, coisa que vem conseguindo fazer desde o ano passado. A liga espanhola passa por momentos difíceis financeiramente, tendo passado por uma crise terrível, em que o Real Madri compra jogadores a preços absurdos e tem reservas luxuosos. Os dois times principais chegaram a sofrer pressão. Se não pagassem seriam rebaixados como diz as regras. Claro que isso não irá acontecer, mas só pelo fato de sofrer a ameaça já é ruim.
Na Bundeslig (campeonato alemão) os dois times representantes são o Borussia Dortmund e Bayer de Munique, tendo times secundários com chances de títulos, mesmo que pequenas. Ano passado, conseguiu colocar as duas potências na final do principal campeonato de clubes da Europa, a Champions League e vem lutando com a Espanha para ter a melhor liga do Mundo.
A liga da França deixou de ser uma liga onde o futebol é alguma coisa. Virou um centro comercial, em que surgirão dois gigantes clubes milionários em pouco tempo. O Mônaco que acabou de subir para a primeira divisão, contratou Falcão Garcia e pretende criar um império em torno do Colombiano, além de ter contratado os dois melhores jogadores do Porto. O Paris Saint Germain (PSG) chegou primeiro, não foi tão bem assim na primeira participação da Liga dos Campeões. Contratou e transformou um fraco times em um dos melhores da Europa.
A liga italiana perdeu um de seus gigantes. A Inter de Milão, que costumava representar muito bem a Itália em todas as competições começou a cair depois do seu último título de Champions League, quando o treinador era José Mourinho, depois de sua saída o time começou a perder qualidade, passou por uma reformulação de elenco e hoje não pode ser chamado de um dos times da elite italiana. O Milan perdeu dois grandes jogadores de uma só vez. Ibrah e Thiago Silva foram vendidos para o PSG de uma só vez, e também Alexandre Pato que foi para o Corinthians. O time ainda sobrevive, disputa a Champions League, no grupo do Barcelona e ainda tem um dos melhores elencos da Itália. As duas atuais gigantes do país é a Roma e a Juventus. A Roma é invicta no campeonato italiano, tendo um dos melhores inícios de campeonato (Europeu) da história e a Juventus, mesmo não sendo ainda considerada como forte nas competições continentais, vem mostrando na Itália que é uma das melhores, se não a melhor, equipe atualmente do país.
Se fosse por esse 4 campeonatos que eu disse abaixo, os Estados Unidos ainda teriam chances, como vocês veem o dinheiro acabou com muitos times e trouxeram outros gigantes, ficando apenas alguns clubes com história. Mas ainda existe um campeonato na Europa que vocês devem estar sentindo falta, e ele, é para mim, o melhor campeonato do Mundo. O campeonato inglês é considerado o campeonato com os melhores times (times e não dois times ou 3) tendo como destaque: Manchester United, Manchester City, Arsenal, Liverpool, Chelsea e Tottenham. Seis grandes potências. É um campeonato. E não uma liga em que só dois times disputam. O país que criou o futebol manteve o seu nível e afirmo mais uma vez que é o melhor da Europa. O Chelsea e o Manchester City surgiram através do dinheiro, o United, Arsenal e Liverpool são os times de maiores tradições na Europa e o Tottenham começou a crescer a dois anos graças a sua base que revelou Modric e Bale (jogador mais caro do Mundo), ambos vendidos ao Real Madri por preços absurdos. Os Estados Unidos podem conseguir ser a segundo melhor liga do Mundo em 2022, mas o projeto, que envolve na maioria jogadores que estão quase se aposentando ou iniciando o fim de carreira, não vai ganhar do futebol dos ingleses, que tem um equilíbrio grande em comparação aos demais europeus.