11 de dez. de 2013

As grandes federações governam, as pequenas jogam

        Deixo claro que sou contra o critério para cabeças de chave da Fifa, já que as seleções se preparam por 4 anos e apenas o mês de outubro valeu para escolher os cabeças de chave. Acredito que a "perfeição" para os cabeças de chave seriam: o país sede, os campeões dos campeonatos continentais (Copa América, Eurocopa..) que pra mim deveriam se garantir para a Copa do Mundo por ai, como uma Copa do Brasil, depois tendo as eliminatórias para a classificação das seleções restantes, ai já temos 6 dos 8 escolhidos. As outras duas vagas ficariam com os dois melhores do ranking geral da fifa, contando com os que já não foram classificados. Mas como o critério da Fifa foi escolher os melhores times de outubro mais o país sede..
É mais que justo que esses países, por merecimento, enfrentem um sorteio justo, podendo enfrentar equipes de ponta que não são cabeças de chave, como as seleções mais fracas. As grandes confederações não estão aceitando isso. Querem de qualquer jeito evitar um grupo da morte e mesmo que o Brasil se oculte de dizer estar preocupado de qual seleção entrará em seu grupo, é um dos envolvidos. Enquanto isso, seleções como Colômbia, Suíça e Bélgica podem esperar grandes seleções em seu grupo, porque este sorteio será claramente manipulado. Esses países estão crescendo no futebol, como o Uruguai, que mesmo já tendo uma Copa do Mundo, apresentou na África do Sul uma grande evolução, tendo hoje bons jogadores na Europa que formarão um bom time para a Copa do Mundo, apesar de não ter ido bem nas eliminatórias e confederações. A tradição parece falar mais alto. A França, pra mim, atualmente é a pior seleção que possui um título Mundial é temida por muitos times e o grande objetivo é evitar um grupo que tenha Itália, Inglaterra, França, Portugal e Holanda. Não pode ter um grupo com 3 desses times, mais o cabeça de chave, mas dois é aceitável. São cinco seleções mais temíveis, tendo 8 grupos. Então, será impossível evitar que um campeão Mundial: Espanha, Brasil, Uruguai, Argentina e Alemanha, enfrentem um outro grande, tirando Portugal e Holanda que nunca ganharão, mas são considerados perigosos. Esses 5 temíveis poderiam estar em um pote separado e seriam os primeiros a serem sorteados nos grupos, assim, não tendo 3 campeões mundiais no mesmo grupo.
Enquanto as grandes federações, juntamente com a Fifa, "quebram a cabeça" para acharem uma forma de não enfrentar outras seleções, os times como Suiça, Bélgica e Colombia jogam futebol, esperando ser uma boa surpresa para a Copa do Mundo.