9 de mar. de 2014

Times que jogam em ligas de outros países

Conheça times (não todos) que jogam em Ligas não pertencentes ao seu país. Caso que pode acontecer com Barcelona e Espanhol, caso a Cataluña se separe da Espanha, se tornando um país independente. Alguns times conseguiram sucesso nas ligas vizinhas e outros vivem anonimamente.
-Inglaterra
Um dos casos mais comuns é a Inglaterra. As ligas inglesas tem seis clubes galeses, tendo como destaque o Cardiff City e Swansea. Os outros 4 clubes são Colwyn Bay, que disputa a sexta divisão do campeonato inglês, Merthyr Town, clube semi profissional que tem estádio próprio com capacidade para 10 mil pessoas, Newport County, disputa a quarta divisão inglesa e Wrexham, joga a quinta divisão inglesa. Cardiff e Swansea jogam atualmente a primeira divisão inglesa, sendo os melhores clubes galeses que disputam campeonatos ingleses. O último jogo entre os dois clubes, considerado um Derby (clássico) terminou em vitória do Swansea por 3-0. O Cardiff subiu para a primeira divisão ano passado quando conquistou a Championship.
O fato desses times participarem de ligas inglesas é porque quando foram criados não existia nenhuma liga profissional em seu país, País de Gales, então foram aceitos pelos seus vizinhos, a Inglaterra.

-França
Mônaco pode ser considerado um time que joga em uma liga fora de seu país, pois é considerado uma cidade-estado independente. Como não tem espaço geográfico para ter um número de times suficientes e estádios para jogarem em um alto nível, o atual milionário europeu joga na liga francesa. Mônaco é um estado independente dentro da França.
-Estados Unidos
Os times que jogam no futebol profissional dos Estados Unidos, sem pertencer ao país são: Toronto, Impact de Montréal, Vancouver Whitecaps, Edmonton, Puerto Rico Islanders, Antigua Barracuda. O Canada é o país que mais joga em ligas esportivas americanas, tendo um time nos esportes de Hóquei, Beisebol e Basquete (NHL, MLB e NBA). Isso acontece porque nos Estados Unidos as ligas são franquias e não federações como nos demais lugares. Portanto todos clubes é uma empresa. Talvez por isso nos Estados Unidos não exista o rebaixamento, pois os clubes pagam para jogar na Liga principal.
Outros times que atuam em ligas estrangeiras são: Vaduz, time de Liechtenstein (caso parecido com o do Mônaco) que joga na Suíça; Wellington Phoenix, time da Nova Zelândia que joga na Austrália; Derry City, time da Irlanda do Norte que joga na Irlanda e DPMM, time de Brunei que joga em Cingapura.