Quando o Corinthians foi eliminado do Paulistão 2014, ainda em Penápolis após um 0x0 sofrível contra a Penapolense, o técnico Mano Menezes e o atacante Romarinho, respectivamente insinuaram e afirmaram que o Ituano só conseguiu a vaga eliminando o Timão por conta de uma facilitação do São Paulo, no jogo da 14ª rodada vencido pelo time de Itu, por 1x0, no estádio do Morumbi.
Essas declarações, no mínimo infelizes, provocaram uma série de discussões, debates e polêmicas por alguns dias, e foram muito mal recebidas especialmente no São Paulo. O fato é que tanto o técnico corinthiano quanto seu atacante sequer assistiram ao jogo do tricolor e absurdamente colocaram em dúvida o resultado final da partida.
Mas o tempo passou, o Ituano se classificou, passou pelo Botafogo nas oitavas de final e encontrou outro clube grande pela frente, o Palmeiras, de novo na capital. Resultado: 1x0 para o time dirigido por Doriva, e nesse momento já se fazia prudente relembrar das irresponsáveis declarações de Mano e Romarinho, que de uma forma ou de outra também atingiram o Ituano, uma vez que desmereceram a boa equipe do interior paulista.
Ontem, após o apito final do árbitro na 1ª partida da final estadual, e a confirmação de uma nova vitória do Ituano, desta vez sobre outro gigante do futebol paulista, o Santos, voltamos a refletir sobre aquelas declarações pós-jogo de Mano Menezes e Romarinho e deixamos pra você, leitor do nosso blog, analisar: O Ituano não tem reais condições de vencer equipes grandes de São Paulo? Ou temos que concordar com Mano e Romarinho e pensar que além do São Paulo, o Palmeiras e o Santos também facilitaram para o time de Itu?
Como dito anteriormente, o tempo passa, mas certas irresponsabilidades devem ser cobradas pois um grande trabalho está sendo feito no Ituano, e não se pode deixar que o fracasso de um trabalho mal feito no Corinthians seja encoberto por palavras proferidas sem base e sem cabimento. O fato é que o Timão foi eliminado pois apresentou um futebol muito pobre e, por outro lado o Ituano venceu São Paulo, Palmeiras e Santos com mérito, e provavelmente agora o técnico Mano Menezes percebeu que suas insinuações e ironias foram infelizes. E pior, sobre Romarinho, que afirmou categoricamente que "o São Paulo entregou e todo mundo sabe", nos resta perdoá-lo por tamanha estupidez e por ter ofendido tão injustamente tantas pessoas que trabalham e que podem sim alcançar sucesso e vitórias por meio de seu trabalho e seus esforços.