Mais uma estreia com derrota. Como na Copa de 2010, quando perdeu de 1-0 pra Suiça, a Espanha estreou perdendo e dessa vez de goleada para a Holanda, por 5-1.
Um dos grandes problemas da Espanha está exposto. O psicológico. A equipe é praticamente programada para jogar em um esquema feito para não deixar o adversário jogar, tendo como consequência poucos ataques. Quando a seleção espanhola está perdendo por mais de 2 gols de diferença, praticamente entregam o jogo.
O primeiro gol veio de um pênalti, na minha opinião, mau marcado, sofrido por Diego Costa e cobrado por Xabi Alonso. A partir daí o jogo foi decidido nos lançamentos. A Holanda empatou com gol de Van Pierse que ganhou da zaga adiantada da Espanha e cabeceou para cobrir Cassilas e marcar um golaço. A virada veio no início do segundo tempo e a partir daí só a Holanda jogou. Destaques para Van Pierse e Robben que comandaram a Holanda nessa goleada.
A laranja mecânica está com uma mão na classificação, precisando de uma vitória e um empate contra Australia e Chile. Já a Espanha entrará em campo com a obrigação de vencer os dois jogos, caso empate dependerá de outros resultados.