Croácia e Brasil fazem hoje, 12/06/2014 a estreia da segunda Copa do Mundo no Brasil. Poucas dúvidas, clima perfeito e ansiedade, são esses os ingredientes da partida. A equipe brasileira, jogando em casa se vê na obrigação de vencer, e principalmente convencer, é o que a torcida espera. O sonho do hexa começou, a partida não será fácil, além de todos os ingredientes citados acima a equipe croata não promete moleza não, com um meio campo bem criativo e habilidoso, que conta com os craques Rakitic e Modric, e a defesa sólida que teve na última Eurocopa a média de 0,65 gols sofridos. Já o Brasil tem como destaque além da defesa forte, que foi eleita a melhor da Copa das Confederações de 2013 e conta com David Luiz e Thiago Silva que são considerados os melhores na posição, o ataque poderoso, formado por Hulk, Fred e Neymar, não deixam por menos e prometem botar medo em Lovren e Corluka.
O jogo será difícil, apertado e truncado, não promete muitos gols apesar das formações ofensivas de ambas equipes. Agora definiremos os prováveis titulares com alguns comentários sobre as equipes.
O Brasil vem definido desde 2013, com seu famoso 4-3-3, na zaga temos o "quarteto fantástico" que é formado por Daniel Alves e Marcelo nas laterais, os dois têm mais características ofensivas do que defensivas, mas realizam bom trabalho. Um pouco mais recuados temos a zaga parisiense, Thiago e David fecham tudo lá trás, e junto de Júlio César tomaram apenas 3 gols na CC 2013. Com dois volantes, Paulinho que atua como um coringa e tem a capacidade de criar oportunidades de gols e Luiz Gustavo que se posiciona mais defensivamente, como 1° volante ou cabeça de área como é popularmente chamado o jogador com essa característica. Oscar fecha o meio campo como o armador de ogadas da equipe, o cérebro não funcionou satisfatoriamente os dois últimos amistosos, com atuações apagadas foi criticado e sua titularidade foi posta em xeque. Entretanto, Felipão não vai abrir mão deste jogador que foi muito bem na Copa das Confederações. O trio ofensivo tem um craque, um artilheiro e um super-herói . O craque veste a 10, joga no Barcelona e impressiona pela capacidade de driblar e marcar belíssimos gols, seu nome é Neymar e as esperanças de gol e triunfo dos 200 milhões de brasileiros estão sobre ele. O artilheiro se chama Fred nas decisões ele realmente decide, em 2013 contra a Espanha marcou duas vezes, uma delas deitado - repetiu o feito no amistoso contra a Sérvia na semana passada. O super-herói que joga com a canarinho se chama Hulk, impressiona pela força física e potência do chute, é muito importante no sistema tático de Scolari já que faz a função de lateral nas subidas de Daniel Alves.
Já a Croácia vem com o tradicional 4-4-2. A
pesar dos desfalques vem para forte para a partida, os principais destaques do time estão com certeza do meio para frente, apesar da força defensiva os craques e destaques croatas gostam de atacar. O craque tem nome, Luka Modric, tem padrinho, Cralo Ancelotti, técnico do Real Madid que disse que Luk é o melhor meiocampista do mundo na atualidade. Sua visão de jogo impressiona, passes errados quase não acontecem, criativo e versátil merece atenção especial. Além dele, o meio croata conta com a jovem revelação Rakitic que despertou os olhos do mundo para si, foi recém contratado pelo Barça. O ataque de hoje será provavelmente formado por Olic e Jelavic, já que Mandzukic está suspenso e só volta na partida contra Camarões. O experiente Olic já atuou o futebol alemão, bom jogador, sabe marcar gols.
Brasil: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Paulinho, Luiz Gustavo e Oscar; Hulk, Fred e Neymar.
Croácia: Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren e Vrsalijko; Brozovic, Modric, Rakitic e Perisic; Olic e Jelavic.