Itália e Inglaterra era um dos jogos mais esperados dessa primeira rodada da Copa do Mundo, e responderam as expectativas da melhor maneira possível. Nem mesmo o calor de Manaus foi capaz de atrapalhar a partida, apesar de obviamente desgastar muito os atletas, mas não o bastante para atrapalhar o grande jogo, onde ambas as seleções apresentaram um belo futebol, dinâmico e técnico, com a seleção italiana levando vantagem, principalmente, por seu ótimo aproveitamento nas finalizações e a estrela de Balotelli, assim conquistando a vitória por dois a um e fechando essa rodada inicial em vantagem na chave, diante de Inglaterra e Uruguai, atrás apenas da surpreendente Costa Rica.
 |
Foto: Getty Images |
Desde o começo do jogo, a Inglaterra se mostrou disposta a tomar conta das ações. Com menos de cinco minutos já havia levado perigo a meta de Sirigu duas vezes, primeiramente em belo chute de Sterling de longa distância, e depois com Henderson em finalização também de fora da área. A Itália demorou um pouco a entrar no jogo, finalizando pela primeira vez, apenas aos 18 minutos de jogo, com Candreva, no entanto, logo de cara já deu trabalho ao goleiro Hart, que quase falhou no lance. Tentando evitar o crescimento do rival, os ingleses foram pra cima novamente e só não abriram o placar graças a Barzagli, que após bela jogada de Welbeck, cortou o cruzamento que tinha como endereço a cabeça de Sturridge. Quando as equipes pareciam já estarem esgotadas pelo calor, o quase saiu de questão na partida. Aproveitando lindo corta luz de Pirlo, Marchisio ficou sozinho, na entrada da área e de frente para o gol, não desperdiçando a oportunidade, chutou firme e marcou para os italianos. Dois minutos depois, a resposta. Rooney, que estava sumido no jogo, fez belo cruzamento e Sturridge teve apenas o trabalho de empurrar para as redes e deixar tudo igual. Ainda antes do fim da etapa inicial, Balotelli que também havia feito pouco na partida, por muito pouco não marcou um golaço, quando encobriu o goleiro Hart, quase na linha de fundo, e só não marcou pois Jagielka salvou em cima de linha, fazendo as equipes irem para o vestiário em igualdade.
O segundo tempo pareceu que teria o mesmo rumo do primeiro, já que logo aos 3 minutos a Inglaterra levou perigo ao gol italiano, com Sturridge, que chutou para defesa de Sirigu. No entanto, a Itália aproveitou contra ataque e mudou o rumo do jogo. Balotelli aproveitou ótimo cruzamento de Candreva e fez o segundo gol dos italianos. A partir daí só deu Inglaterra na partida, que foi atrás do empate. Rooney tentou puxar a reação e teve duas boas oportunidades, mas mandou ambas para fora. Barkley e Baines também tentaram igualar o marcador, entretanto, nessas duas tentativas, foi Sirigu que evitou o tento inglês. Com o calor exaurindo os jogadores, a Inglaterra não conseguiu manter a pressão até o fim e não conseguiu o empate. No fim, ainda viu Pirlo em cobrança de falta quase ampliar o placar, mas o travessão deixou o placar da mesma maneira. Com isso, fim de jogo, Itália dois, Inglaterra um.
Agora, a Azurra vai para Recife, onde irá enfrentar a seleção da Costa Rica, enquanto a Inglaterra, vai até São Paulo, para embate diante do Uruguai, em duelo que poderá eliminar uma das duas seleções do Mundial, com uma rodada antecipação.
João Pedro Almeida