26 de out. de 2014

Na Amazônia, Botafogo vence o Flamengo, ganha sobrevida, mas permanece no Z-4

Botafogo derrota o desfalcado Flamengo e faz da Arena da Amazônia seu talismã

Alvinegro praiano venceu o clássico contra o rubro-negro nesse sábado (25). A vitória foi muito importante, apesar de não servir para tirar o time da zona de rebaixamento deu um fôlego a mais para a equipe. Que deixou para trás os companheiros do Z-4 - que não foram bem na rodada. Para o Fla a derrota, é claro, não foi boa, mas não atrapalhou muito a campanha da equipe no campeonato. O Botafogo ocupa a 17° posição e o Flamengo se posiciona na 11°.

O jogo

O jogo começou com cara de clássico mesmo, bem agitado.Já com 10' ambos os lados já tinham criado boas chances de marcar, primeiro o Botafogo em cobrança de falta com Wallyson. Logo após o Flamengo em finalização de Gabriel, defendida por Jefferson. As propostas estavam bem definidas, o Flamengo como jogava sem o entrosamento deixava a pose de bola para apostar na velocidade de Gabriel e Nixon, enquanto o Fogão jogava com a redona nos pés atrás de uma chance. O jogo ia ficando desinteressante até que Carlos Alberto dominou na meia lua e finalizou firme, obrigando Paulo Victor a espalmar a bola para a linha lateral. A defesa flamenguista formada por Marcelo e Samir suportava uma forte pressão do ataque botafoguense, mas estava bem postada e não dava espaços. Porém, Rogério que na última partida perdeu uma chance clara de gol optando por cavar um pênalti e recebeu duras críticas deu a vota por cima aos 33'. Após troca de passes ofensivas do meio campo alvinegro o atacante recebeu de Bolatti na marca do pênalti e finalizou no cantinho de PV para abrir o placar. O gol definiu o placar da primeira etapa.



Na volta do intervalo Luxa optou por um time mais ofensivo, o treinador tirou Luiz Antônio (volante) e Nixon (atacante) para colocar Elton (atacante) e Eduardo da Silva, o Iluminado (atacante). A equipe rubro-negra tentava tomar a iniciativa de jogo, mas a falta de entrosamento dos jogadores não permitia que jogadas de perigo fosses criadas. Quando criadas a zaga adversária cortava , como no lance de Eduardo e Elton quando Rodrigo Souto bloqueou a finalização do segundo. Aos 21' o Fogão marcou o segundo. Após roubada de bola de Bolatti o volante passou para Wallyson, o atacante cortou para o meio e finalizou sem dar chances para o goleiro-capitão do Flamengo. 2 a 0. O Fla recebeu o golpe mas não se abateu, foi para cima atrás do empate. 8' após o gol de Wallyson, Anderson Pico finalizou forte e a bola pegou na trave, na volta ela encontrou Eduardo da Silva sozinho no meio da área para marcar. 2 a 1. O gol deu forças e a equipe de Luxa foi para cima tentar o segundo gol. Aos 49' a chance apareceu, mas Jefferson estava lá. Em cobrança de escanteio a torcida se levantou para apoiar o Urubu. A bola veio e Elton desviou obrigando Jeff a operar um milagre. Fim de papo, 2 a 1 Fogão.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 2 X 1 FLAMENGO

Local: Arena da Amazônia, Manaus (AM)
Data-Hora: 25/10/2014 - 21h (horário de Brasília)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG/Fifa)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP/Fifa) e Fabio Pereira (SP/Fifa)

Renda e público: R$ 4.118.040,00 - 39.561 pagantes

Cartões Amarelos: Leo (FLA); André Bahia e Jefferson (BOT)

Gols: Rogério - 33'/1ºT (1-0), Wallyson - 21'/2ºT (2-0) e Eduardo da Silva (29'/2ºT)

BOTAFOGO: Jefferson, Regis, Rodrigo Souto, André Bahia, Junior Cesar; Andreazzi (Dankler - 17'/2ºT), Gabriel, Bolatti, Carlos Alberto (Ramírez - ; Wallyson, Rogério (Jobson - 33'/2ºT) - Técnico: Vagner Mancini.

FLAMENGO: Paulo Victor; Leo, Marcelo, Samir e Anderson Pico; Amaral, Muralha, Luiz Antonio (Elton - intervalo) e Mugni (Igor Sartori - 10'/2ºT); Gabriel e Nixon (Eduardo da Silva - intervalo). - Técnico: Vanderlei Luxemburgo.