23 de out. de 2014

No fim, Fluminense vence Santos e ganha sobrevida

Na noite desta quarta-feira (22), Santos e Fluminense não fizeram um jogo dos mais animados no estádio da Vila Belmiro, em Santos. Com um tempo dominado por cada equipe, paulistas e cariocas fizeram um jogo bem travado, assim como era esperado antes do apito inicial, já que as duas equipes, empatadas na tabela de classificação, brigavam por uma posição e uma chance maior de chegar ao G4. Com destaque para os goleiros, a partida quase ficou no empate sem gols, porém, já próximo ao fim do tempo regulamentar, o tricolor carioca aproveitou sua oportunidade e fez o único gol da partida, que deu aos comandados de Cristovão Borges uma esperança maior na briga pela Libertadores.
Foto: Assessoria Fluminense
Com a vitória a equipe carioca assumiu o sétimo posto, que era justamente da equipe santista, que com a derrota ocupa a antiga posição do Fluminense, a oitava colocação. Na próxima rodada, a 31ª deste Campeonato Brasileiro, o tricolor enfrenta o Atlético-PR, no sábado (25), no estádio do Maracanã, enquanto o Santos vai até Chapecó, enfrentar a Chapecoense, na Arena Condá, também no sábado.
A derrota do alvinegro praiano nesta partida evidenciou um grande problema no time de Enderson Moreira: a falta de suplentes a altura dos titulares. Já vindo desfalcado de um de seus principais destaques no campeonato, o meia Lucas Lima, ao fim do primeiro tempo o Santos também ficou se o atacante Geuvânio, que saiu lesionado, dando lugar a Patito Rodriguez, que ficou devendo muito em comparação a atuação que vinha tendo Geuvânio. Pelo lado do Fluminense, o destaque ficou por conta da raça da equipe, que lutou até o fim em busca do resultado positivo, mesmo atuando fora de seus domínios e com inúmeros desfalques, sendo presenteada com o gol da vitória, anotado por Edson já aos 45 minutos da etapa final.

O jogo
Foi difícil para o Fluminense segurar a pressão dos donos da casa no primeiro tempo de partida. Logo no primeiro minuto de jogo, Diego Cavalieri já precisou fazer uma defesa impressionante em chute de Gabriel após passe de Robinho. Ainda antes do 15 minutos, os santistas tiveram mais um boa oportunidade, com Geuvânio que recebeu belo passe de Robinho, mas acabou finalizado em cima de Cavalieri. A pressão dos mandantes persistiu, e Rildo após outro bela bola de Robinho quase anotou o primeiro tento, contudo, mandou na rede pelo lado de fora.
Com a saída de Geuvânio o panorama do confronto mudou ainda no fim do primeiro tempo, mas foi na etapa final que essa mudança ficou mais evidente. Próximo aos dez minutos, Conca cobrou falta para dentro da área e Guilherme Mattis obrigou Aranha a fazer difícil intervenção. Já na metade do segundo tempo, em rápido contra-ataque, quase Jean tirou o zero do placar, ao finalizar rente a trave. Quando as investidas do Fluminense já davam indícios de que não iriam alterar o placar, Chiquinho recebeu pelo lado esquerdo e chutou cruzado, deixando Edson na cara do gol para marcar o gol da importantíssima vitória tricolor.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 x 1 FLUMINENSE
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data/Hora: 22 de outubro de 2014, às 22h
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (Fifa-AL)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa) e Carlos Berkenbrock (ambos de SC)
Cartões amarelos: Rildo e Mena (SAN) e Mattis (FLU)
Gol: Edson, 45'/2ºT (1-0)
SANTOS: Aranha, Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Mena; Alan Santos, Arouca e Robinho; Geuvânio (Patito, 33'/1ºT), Rildo (Souza, 31'/2ºT) e Gabriel (Leandro Damião, 19'/2ºT). Técnico: Enderson Moreira.
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Jean, Marlon, Guilherme Mattis e Chiquinho; Valencia, Edson, Wágner (Carlinhos, 46'/2ºT) e Conca; Rafael Sobis (Kenedy, 36'/2ºT) e Walter. Técnico: Cristovão Borges.

João Pedro Almeida