20 de mar. de 2015

Cruzeiro vence Mineros e assume a liderança do grupo 3


Não foi brilhante e tampouco convenceu. Porém fez a obrigação. O Cruzeiro conseguiu vencer pela primeira vez nesta edição da Libertadores da América. Jogando na Venezuela, o atual bicampeão brasileiro aproveitou as poucas oportunidades que teve para balançar as redes e dar um salto na tabela do Grupo 3. Leandro Damião, aos 11 minutos do primeiro tempo, e Marquinhos, já no final do jogo, garantiram a vitória por 2 a 0.

A Raposa chegou aos 5 pontos e assumiu a liderança do grupo 3, superando o Universitario no saldo de gols. Na próxima rodada pela Libertadores, o Cruzeiro enfrenta o mesmo Mineros, desta vez no Mineirão, em 8 de abril, quarta-feira, às 22h. Antes disso, o clube celeste terá quatro jogos pelo Estadual, o primeiro deles neste domingo, às 18h30, contra o América, no Independência.

Jogando em casa, o Mineros tentou impôr uma pressão inicial e até criava certa dificuldade para os brasileiros, mas, com a bola no pé, era o clube celeste que se saía melhor, principalmente com Alisson pela esquerda e De Arrascaeta no meio.

Aos 11 minutos, Marquinhos fez bela jogada pela direita, tocou para De Arrascaeta, que finalizou. Na sobra, Leandro Damião concluiu de cabeça: 1 a 0. Foi o primeiro gol do atacante na Libertadores. No Campeonato Mineiro, ele já anotou seis tentos em seis jogos.

Após o gol, a equipe comandada por Marcelo Oliveira sofreu no restante do primeiro tempo devido às arrancadas do time venezuelano, principalmente no costado do Mayke e, por pouco, não cedeu o empate. Com defesas importantes de Fábio e um bom desempenho do zagueiro Léo, os cruzeirenses se seguraram.

O segundo tempo começou como terminou o primeiro. O Mineros tentando ir para o abafa e o Cruzeiro se segurando de qualquer maneira na defesa. No primeiro contragolpe celeste, aos 9 minutos, Marquinhos saiu frente a frente com o goleiro Romo, mas desperdiçou a chance de fazer o segundo gol.

Sem qualidade técnica para fazer a troca de passes, a solução do Mineros era a bola alçada na área, que se transformava em um drama para Marcelo Oliveira. O comandante só sossegou quando saiu o segundo gol. Aos 37 minutos, em boa trama pela esquerda, Mena cruzou para Marquinhos, que deu números finais ao duelo: 2 a 0.

MINEROS 0 X 2 CRUZEIRO

Mineros: Rafael Romo; Luis Vallenilla, Julio Machado, Edixon Cuevas e Gabriel Cíchero; Anthony Matos, Ángelo Peña (Luis Guerra), Edgar Jiménez, Ebby Pérez (Rojas); Richard Blanco e James Cabezas.
Técnico: Antonio Franco (interino)

Cruzeiro: Fábio; Mayke (Ceará), Leo, Paulo André e Mena; Willian Farias e Henrique; Marquinhos, De Arrascaeta (Charles) e Alisson (Judivan); Leandro Damião
Técnico: Marcelo Oliveira

Gols: Leandro Damião aos 11’ do primeiro tempo e Marquinhos aos 37’ do segundo tempo
Data: 19 de março de 2015, quinta-feira, às 22h15 (de Brasília)
Estádio: Cachamay, em Puerto Ordaz, província de Guayana, na Venezuela

Árbitro: Carlos Vera (EQU)
Assistentes: Christian Lezcano (EQU) e Carlos Herrera (EQU)
Cartões amarelos: Leandro Damião, Mena, Paulo André, ambos do Cruzeiro