Depois da viagem desgastante até a Venezuela e da vitória que garantiu a liderança do clube pela Copa Libertadores, o Cruzeiro voltou a campo na noite deste domingo, 22/03, contra o América-MG pelo Campeonato Mineiro. O jogo foi na Arena Independência, fato que não ocorria há 14 anos considerando apenas jogos válidos por competições oficiais. A vitória do Cruzeiro por 4 a 1, em 2001, com gols de Kleber, Marcelo Ramos e Giovanni (duas vezes), tinha sido o último encontro dos times no estádio.
A partida de hoje foi difícil para o time celeste que sofreu com a pressão americana em algumas partes do jogo mas contou com uma boa atuação do meia De Arrascaeta que deu os passes para os dois gols da partida marcados por Alisson e por Leandro Damião. O técnico Marcelo Oliveira alcançou na partida uma importante marca na sua carreira: são 152 partidas no comando do Cruzeiro com 100 vitórias ao todo, aproveitamento de 65,7%.
O jogo começou com o Cruzeiro com a defesa bem postada e explorando os contra-ataques puxados, principalmente, por De Arrascaeta e Marquinhos. Foi assim que, aos 19 minutos, o uruguaio lançou na esquerda o meia Alisson que recebeu, cortou o zagueiro americano e bateu no canto direito do goleiro João Ricardo.
![]() |
Meia uruguaio foi destaque na vitória diante o América e agora viaja pra defender a seleção do seu país em dois amistosos (FOTO: Reprodução/TV Globo Minas) |
Após o gol, o Cruzeiro recuou e o América começou a pressionar a defesa celeste que se segurava bem. Fábio foi obrigado a intervir em algumas oportunidades com bastante êxito. O lado direito do América era o seu principal lado de ataque. E foi por ali que o lateral Robertinho cruzou rasteiro para Rubens chutar desequilibrado para a fora da área de Fábio. Mais tarde, Sávio recebeu na esquerda, ajeitou o corpo e bateu colocado, acertando a bola na trave celeste.
Já no segundo tempo, o Cruzeiro voltou com mais posse de bola e mais equilibrado entre os setores. O América tentava continuar atacando, principalmente, pela ala direita, mas errava muitos passes e não conseguia fazer Fábio trabalhar. O técnico Marcelo Oliveira promoveu a entrada de Judivan e Gilson que lugares de Alisson e Marquinhos, respectivamente. A partir daí, o Cruzeiro começou a atacar pelo lado esquerdo a levar perigo ao gol americano.
Com as alterações, o meia De Arrascaeta, até então bem marcado, começou a ter mais espaços e assim reapareceu no jogo com destaque. Num ataque deixou Mena na boa para cruzar na cabeça de Leandro Damião que, bizonhamente, errou a cabeçada. Já no outro foi o próprio uruguaio que cruzou rasteiro para o camisa 9 que, desta vez, não perdoou. Foi o sétimo gol do artilheiro do Campeonato Mineiro.
Com a vitória o Cruzeiro segue na segunda posição do campeonato com um ponto atrás da líder Caldense. Entretanto, o time celeste tem uma partida a menos que será realizada na próxima quarta-feira, 25/03, contra o Mamoré, no Mineirão. Caso vença, o Cruzeiro reassumirá a liderança da competição.
Por: Israel Marinho
Por: Israel Marinho