O jogo de domingo (3) pode ser histórico para o Vasco da Gama. Depois de 12 anos, o clube da colina precisa apenas de um empate contra o Botafogo para voltar a conquistar o Campeonato Carioca.
Depois de um ano conturbado, onde perdeu o título estadual para o Flamengo no último minuto, um acesso para a Série A com muita dificuldade e a volta do polêmico presidente Eurico Miranda, a barca cruzmaltina parece navegar rumo ao sucesso.
O ano começou com desconfianças. As primeiras contratações não animaram a torcida. O técnico, Doriva, atual campeão Paulista pelo Ituano, teve que ter paciência para comandar uma equipe que parecia estar fadada ao fracasso.
O Vasco chegou. Embora tenha oscilado dentro da competição, jogadores como Guinazu, Luan, Rafael Silva, Martin Silva, Julio do Santos, Rodrigo e Gilberto, fizeram com que o time não dependesse das principais estrelas da equipe. Dagoberto, Marcinho e Bernardo tiveram seus bons momentos, mas não corresponderam a expectativa.
A vitória sobre o Flamengo na semifinal e contra o próprio Botafogo no primeiro jogo da final, resgatou um sentimento que o torcedor do Vasco não sentia a muito tempo. O clube que já ostenta uma faixa de campeão em seu uniforme, precisa demonstrar que ainda é gigante.
Noventa minutos separam o Vasco do título. O Vascaíno que já viu o clube tetra-campeão Brasileiro, campeão da Libertadores e Mercosul, não liga se é apenas um estadual. O Vascaíno quer ser campeão. Ele deseja voltar a ser "bem feliz", e cantar para o Brasil inteiro que o sentimento nunca parou e nunca vai parar.
Por: Ricardo Tavares
@ricardo1tavares