18 de jun. de 2015

Copa do Mundo Feminina chega ao mata-mata

Nesta quarta-feira (17) foram definidos os últimos classificados e os confrontos das oitavas de final da Copa do Mundo Feminina, que acontece no Canadá. Entre as 16 seleções que avançam de fase, os favoritos seguem os de costume, porém, algumas surpresas prometem complicar na fase seguinte, inclusive para o Brasil.
A segunda fase da competição será aberta no próximo sábado, com os duelos entre Alemanha e Suécia e China e Camarões. No domingo segue a programação com a partida das brasileiras. As comandadas de Vadão enfrentam a Austrália, enquanto França e Coreia do Sul e Canadá e Suiça também brigam por uma vaga nas quartas de final.


Na segunda-feira é a vez do duelo entre as europeias da Noruega e da Inglaterra, e do confronto das Américas entre Estados Unidos e Colômbia. Fechando a fase oitavas de final, na terça-feira, Japão e Holanda se enfrentam, em jogo que poderá definir o adversário do Brasil, caso as brasileiras avancem.
A primeira fase foi bastante disputada, tanto que apenas Japão e Brasil venceram seus três jogos iniciais. As favoritas, alemãs e as norte-americanas não chegaram a passar grandes dificuldades mas tiveram ao menos um jogo sem vitória, além das anfitriãs canadenses, que precisaram brigar até o fim para se garantir na próxima fase. Aliás, as norte-americanas foram a grande surpresa negativa desta fase inicial. Não apresentando um futebol convincente, ficaram apenas no empate com a Suécia e venceram pelo placar mínimo a frágil seleção nigeriana.
Por outro lado, algumas seleções renderam bem mais do que o esperado. Camarões, que ainda não havia participado da competição desde seu início, venceu dois de seus três jogos e garantiu sua vaga apresentando um belo futebol. Já a Coreia do Sul não encantou, mas mesmo estando no grupo brasileiro, ao vencer sua primeira partida na história do Mundial, se classificou as oitavas de final. A Austrália, apesar já não ser considerada uma surpresa, realizou boas partidas, inclusive quando foi derrotada pelos Estados Unidos, e vem forte para a fase seguinte, onde enfrenta a seleção canarinho e espera continuar surpreendendo.
A promessa é de bons duelos nesta fase de oitavas de final, com destaque para Noruega e Inglaterra, porém, os possíveis confrontos de quartas de final é que acirram os ânimos. Brasil e Japão, Noruega e Canadá e França e Alemanha poderão se encontrar logo na próxima fase, o que faz com que assim como foi a última edição entre os homens, essa edição do Mundial Feminino também possa se tornar a “Copa das Copas”.

João Pedro Almeida