14 de jun. de 2015

De virada e com bela atuação de Neymar, Brasil vence Peru na estreia da Copa América

Brasil e Peru estrearam na noite deste domingo na Copa América. O que se viu nos primeiros minutos do duelo foi muita vontade de ambas as seleções. Com dois minutos a seleção do Peru já abria o placar com Cueva, após falhas de David Luiz e Jefferson. Não tardou e o Brasil empatou com Neymar, de cabeça. No fim, Neymar ainda deu passe magnífico para Douglas Costa fazer o gol da vitória.

O Brasil fica com três pontos, assim como a Venezuela, que surpreendeu e venceu a Colômbia (1x0). Peruanos e colombianos ficam sem pontos do Grupo C. Os colombianos serão os próximos adversários dos brasileiros, quarta-feira, às 21h (de Brasília), no estádio Monumental de Santiago. Na quinta, Peru e Venezuela jogarão em Valparaíso, às 20h30.

Com um gol e uma assistência, Neymar lidera vitória do Brasil sobre o Peru (Foto: Reuters)

O JOGO

A partida mal começou e a nação brasileira já levava um susto. A zaga da Seleção Brasileira deu mole. Guerrero apertou e a defesa não afastou, Jefferson tirou mal e a bola sobrou para Cueva abrir o placar. Se teve falha de um lado, do outro também teve. Após cruzamento de Daniel Alves, Neymar apareceu livre na área e cabeceou para empatar a partida.

Bem organizado e dependendo de Neymar nas maioria das jogadas, o Brasil criou chances para virar o jogo, sempre com a batuta do camisa 10. Primeiro, o craque brasileiro fez jogada individual e serviu Fred na ponta direita. O meia bateu de primeira e obrigou o goleiro a fazer boa defesa. Depois, ele puxou contra ataque e serviu Tardelli, que na hora de chutar errou a bola e ela se ofereceu para o próprio Neymar chutar e ver zaga cortar quase que em cima da linha. A seleção peruana tentou incomodar, mas diante das limitações pouco fez. Guerrero e Lobatón em chutes de fora da área, fizeram Jefferson trabalhar.

O nível do segundo tempo foi bem abaixo, o primeiro lance de perigo veio dos pés de Neymar, que de fora da área chutou e acertou o travessão. O jogo ficou em total marasmo, a bola viaja de uma lado para o outro e nada digno de relato acontecia na partida. Com dificuldade na criação das jogadas, a torcida chilena começou a gritar “olé” no toque de bola peruano.

Novo contra ataque do Brasil começa com Neymar, que toca para Douglas Costa, tirar demais do goleiro, uma chance clara de virar a partida. Nos acréscimos, quando todos já apontavam o empate como certo, o astro da seleção entrou em cena. Neymar faz linda jogada e serviu outra vez Douglas Costa. Desta vez o jogador bateu sem chances para o goleiro. Era o Brasil virando o jogo nos acréscimos.

Os 100% de aproveitamento de Dunga continuam. Agora, são 11 vitórias em 11 partidas. Neymar chegou aos 44 gols em 63 jogos com a camisa da Seleção. Ultrapassou Jairzinho e Rivellino e vira o quinto maior goleador do Brasil. Romário, com 56, é a próxima meta do craque.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 
Jefferson; Daniel Alves, David Luiz, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Elias, Fred (Firmino) e Willian; Neymar e Diego Tardelli (Douglas Costa). 
Técnico: Dunga.

PERU 
Gallese; Advíncula, Zambrano, Ascues e Juan Vargas; Ballón, Lobatón, Joel Sánchez e Cueva (Reyna); Farfán e Guerrero. 
Técnico: Ricardo Gareca

Gols - Cuevas, aos dois minutos, e Neymar, aos quatro minutos do primeiro tempo. Douglas Costa, aos 47 minutos do segundo tempo.
Cartões Amarelos - Guerrero e Vargas (Peru); Neymar, Filipe Luís e Diego Tardelli (Brasil)
Árbitro - Roberto García (México)
Local - Estádio Municipal Bicentenario Germán Becker, Temuco (Chile)

Por: Vítor Machado - (@guridahayley)