23 de jun. de 2015

Em busca de proximidade do G4, Fluminese e Ponte Preta se enfrentam no Maracanã

Na próxima quarta-feira (24), às 19h30, no Maracanã, Fluminense e Ponte Preta se enfrentam pelo Brasileirão. O jogo é o último da oitava rodada, sendo o único a acontecer no meio de semana. Caso o jogo não termine empatado, uma invencibilidade irá cair: ou a do Fluminense como mandante, ou a da Ponte Preta em todo o Campeonato Brasileiro.

Com um longo espaço de tempo para trabalhar, o técnico Enderson Moreira teve tempo para ajustar o time, que conta com alguns desfalques. Além de Magno Alves, expulso contra o Palmeiras, o Flu não contará com sua zaga titular. Antonio Carlos está fora, após sentir uma lesão na coxa e Gum cumpre suspensão pela expulsão também na última partida. Entretanto, também há boas notícias nas Laranjeiras: Fred, recuperado de uma contusão, está pronto para jogar, e Kenedy, recuperado de uma cirurgia, voltou a treinar com bola. Ademais, Marlon voltou da seleção sub-20, após o vice campeonato mundial, pedindo para participar do jogo, e deve ser titular. O Time de Guerreiros só tem uma dúvida para a partida: Renato, após sofrer pancada em um treino, pode ficar de fora. Nesse caso, entraria Wellington Silva. Dessa forma, o Tricolor deve jogar com: Diego Cavalieri; Wellington Silva (Renato), Henrique, Marlon e Giovanni; Edson, Jean, Wagner, Gerson e Vinicius; Fred.

Após uma partida fora por lesão, a volta de Fred é o grande trunfo do Flu para o duelo com a Ponte Preta

Também com um largo espaço de tempo para aprimorar sua equipe, o técnico Guto Moreira já tem o time praticamente definido. Após pouco mais de uma semana só de treinamentos e um jogo-treino, ele praticamente definiu os substitutos de Pablo e Biro Biro, ambos suspensos. Vale lembrar que o atacante pertence ao Fluminense e só poderia jogar caso ocorresse um pagamento de multa prevista no contrato. Além deles, Cesinha e João Paulo seguem vetados pelo Departamento Médico. A grande dúvida foi no substituto de Biro Biro: as opções, Roni e Borges, eram diferentes; Roni jogaria aberto e manteria Diego Oliveira centralizado, e no caso do segundo jogar, ele faria o papel de centroavante e Diego Oliveira seria deslocado para a posição de Biro Biro. De acordo com os últimos treinos, Borges deve ser o escolhido. Para a vaga de Pablo, deve jogar Renato Chaves. Assim, a Macaca deve formar com: Marcelo Lomba; Rodinei, Renato Chaves, Tiago Alves e Gilson; Josimar, Fernando Bob e Renato Cajá; Felipe Azevedo, Diego Oliveira e Borges.

Renato Cajá, em grande fase, é o grande nome da Ponte Preta nesse início de campeonato


Ambos os times brigam atualmente na parte de cima da tabela. Como estão com um jogo a menos, perderam algumas colocações, mas o vencedor daria um bom salto. Em caso de vitória Tricolor, o Flu chegará ao quinto lugar, empatado em pontos com o último time do G4, o Atlético-MG, perdendo no saldo. Já em caso de vitória Alvinegra, a Ponte entra na zona de classificação para a Libertadores: teria 16 pontos e ficaria em quarto lugar, ficando atrás do Atlético-PR no critério de vitórias. Caso a partida termine empatada, o Tricolor sobe de décimo para nono, e a Ponte Preta se mantém em sétimo. O duelo ocorre às 19h30, no Maracanã, nesta quarta (24).

Por: Bernardo Machado - @BeNGMachado