3 de jun. de 2015

Especial Copa América: Raio-X do Brasil

Depois de cobrir a Copa do Mundo pela primeira vez em 2014, mais uma competição entra para o currículo do Plantão: a Copa América. E, como já virou costume, faremos um raio-x analisando todas as seleções que estarão presentes no Torneio. Afinal, como diz nosso slogan, informar é a nossa missão! 

Como chega 

Depois do fiasco da última Copa América, onde caiu na quartas de final, a Seleção chega para a disputa da nova edição com algumas caras novas, em relação á Copa do Mundo. Sobre a batuta de Neymar, o grande poderio ofensivo e a experiências de alguns jogadores, os comandados de Dunga, chegam forte para a disputa do torneio.

A Seleção Brasileira já iniciou a preparação para a disputa e na manhã da segunda (01), se apresentaram na Granja Comary, em Teresópolis, por volta das 11h30 (de Brasília). 

O primeiro treinamento com bola será apenas na quarta-feira (3) e irá ocorrer até o dia 6, isso por que no dia 7, a Seleção irá até São Paulo e fará um amistoso contra o México na Arena Palmeiras. No dia 10, em Porto Alegre, será a vez de encarar a seleção de Honduras.

Será a chance de apagar a péssima imagem que a Seleção deixou na disputa da Copa do Mundo, quando foi massacrada por incríveis 7 a 1, frente a Alemanha.
Para diminuir as dores do 7 a 1, o Brasil busca o nono título
da Copa América.
Elenco

No dia 5 de maio, o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, convocou 23 jogadores para a disputa da Copa América. O Brasil tenta o sexto título depois que a competição começou a levar esse nome. A seleção foi campeã em: 1889, 1997, 1999, 2004 e 2007. 

Antigamente, o torneio era chamado de campeonato Sul-Americano, e a canarinho tinha levantado a taça em três oportunidades: 1919, 1922 e 1949. O último título da seleção Brasileira, em 2007, foi justamente com Dunga no comando. Na oportunidade, o Brasil goleou a Argentina na final por 3 a 0.

Do dia da convocação (5), até hoje, três jogadores foram cortados. O lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, foi cortado por problemas na região lombar da coluna. Para o seu lugar, o jovem Geferson, do Internacional, foi convocado.

O goleiro Diego Alves, do Valência – ESP, sofreu uma lesão disputando uma partida pelo campeonato espanhol. Neto, da Fiorentina, foi convocado para o seu posto.

E o último corte foi do volante Luiz Gustavo, do Wolfsburg – ALE, ele se apresentou normalmente à Seleção, mas o médico Rodrigo Lasmar constatou uma lesão no menisco lateral no joelho direito do atleta. É provável que Fred do Shaktar Donetsk – UCR seja seu substituto, visto que é o único jogador da lista de suplentes que atua no setor. 

Esta lista tem outros seis atletas, são eles: o goleiro Neto (Fiorentina-ITA), o zagueiro Gil (Corinthians), o meias Kaká (Orlando City-EUA), Rafael Alcântara (Barcelona-ESP) e Felipe Anderson (Lazio-ITA), além do atacante Leandro Damião (Cruzeiro).

O grande destaque da seleção é o atacante Neymar. O jogador do Barcelona foi muito bem na temporada, e ajudou o clube catalão a ganhar títulos  importantes. O ex- Santista terá novamente Robinho ao seu lado. Os dois fizeram uma parceria de sucesso no time da Vila Belmiro.

Confira a lista completa:

Os goleiros convocados foram: Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio) e Neto (Fiorentina);

Para a zaga, Dunga convocou três jogadores do Paris Saint-Germain: David Luiz, Thiago Silva e Marquinhos.Além de Miranda, do Atlético de Madrid;
Na lateral: Filipe Luís (Chelsea), Danilo (Porto), Fabinho (Mônaco) e Geferson (Internacional);

Dunga terá as seguintes opções para o meio campo: Fred (Shaktar Donetsk) , Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians), Casemiro (Porto), Everton Ribeiro (Al Ahli), Douglas Costa (Shaktar Donetsk), William (Chelsea) e Philippe Coutinho (Liverpool);

Os atacantes: Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong Luneng), Robinho (Santos) e Roberto Firmino (Hoffenheim).


Histórico

A Seleção Brasileira é a terceira com mais títulos da Copa América com oito conquistas, atrás de Uruguai e Argentina que têm 14. Mas das últimas seis edições, o Brasil foi campeão em quatro oportunidades.

Na última edição em 2011 disputada na Argentina, as coisas não caminharam bem para o Brasil que foi eliminado precocemente nas quartas-de-final para o Paraguai após uma bizarra disputa de pênaltis, onde os brasileiros erraram todas as cobranças.
Nesta competição a Seleção Canarinho já disputou 171 partidas, e marcou 393 gols, e tem como maior artilheiro Zizinho que marcou 17 tentos entre os anos de 1942 e 1957.
Liderados por Robinho, em 2007 o Brasil goleou a Argentina na final por 3 a 0
 e sagrou-se octa-campeão
Expectativa
Após o vexame na Copa do Mundo, a Seleção Brasileira buscou se reestruturar. Trocou de treinador, de comissão técnica e isto fez com que a equipe jogasse bem novamente. 

Desde que Dunga assumiu foram oito jogos e oito vitórias, inclusive batendo adversários fortes como Chile, Colômbia, França e Argentina que além de ser a maior rival é também a principal concorrente ao titulo sul-americano.
O principal jogador é logicamente Neymar, que teve ótimas atuações nesta temporada sendo um dos protagonistas nos títulos já ganhos pelo clube Catalão (La Liga e Copa do Rey), mas outro ponto positivo é a dupla de zaga, que conseguiu se superar após levar dez gols nos últimos dois jogos da Copa do Mundo. Thiago Silva e David Luiz foram mantidos e os “novatos” Miranda e Marquinhos foram bem quando requisitados, assim a Seleção levou apenas dois gols nos oito jogos que sucederam o Mundial.

A Seleção Brasileira vem forte mesclando juventude, experiência e o altíssimo talento de Neymar Jr., assim se tornando um dos favoritos para o título.
Agora capitão, Neymar tentará levar o Brasil à mais um título.


Lucas Nascimento - @lucasjr_10
Ricardo Tavares - @ricardo1tavares
Vitor Machado - @guridahayley