2 de jun. de 2015

Especial da Copa América: Raio-x da Bolívia

Depois de cobrir a Copa do Mundo pela primeira vez em 2014, mais uma competição entra para o currículo do Plantão: a Copa América. E, como já virou costume, faremos um raio-x analisando todas as seleções que estarão presentes no Torneio. Afinal, como diz nosso slogan, informar é a nossa missão!


Como chega:

Oitava colocada nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, a La Verde, como é conhecida a seleção Boliviana, não se classificou para a disputa do Mundial, no Brasil. O técnico Mauricio Soria divulgou a lista final com os jogadores convocados, e para a surpresa de muitos bolivianos, três jogadores destaques no país foram cortados da seleção, O atacante Juan Carlos Arce, o meia Alejandro Meleán e o zagueiro Ramiro Ballivián estavam entre os pré-selecionados pelo treinador, mas acabaram cortados.
Nenhuns desses três jogadores está lesionado, mas o técnico Mauricio Soria alegou a falta de condições físicas dos jogadores.

"Estou um pouco nostálgico a dizer adeus a três meninos da seleção  que não vão mais (à competição continental). Me dá muita pena, porque esses momentos são muito desagradáveis. Os três sabem muito bem que a qualquer momento podem integrar a seleção, quando estiverem em sua plenitude de condições", declarou Mauricio Soria. 


Mauricio Soria
Confira a lista dos 23 convocados pela seleção boliviana para a Copa América:

Goleiros: Romel Quiñonez (Bolívar- BOL), Hugo Suarez (Blooming-BOL) e José Peñarrieta.

Defensores: Miguel Hurtado (Blooming-BOL), Marvin Bejarano (Oriente Petrolelo-BOL), Leonel Morales (Blooming-BOL), Edemir Rodriguez (Bolívar- BOL), Ronald Eguino (Bolívar- BOL), Edward Zenteno (Jorge Wilstermann-BOL), Cristian Coimbra (Blooming-BOL) e Ronald Raldes (Oriente Petrolelo-BOL).

Meio-campistas: Danny Bejarano (Oriente Petrolelo-BOL), Walter Veizaga (The Strongest-BOL), Damir Miranda (Bolívar- BOL), Sebastián Gamarra (Milan-ITA), Damián Lizio (O'Higgins-CHL), Martín Smedberg (Gotemburgo-SUE), Alejandro Chumacero(The Strongest-BOL) e Alcides Peña (Oriente Petrolelo-BOL).

Atacantes: Marcelo Moreno (Changchun Yatai-CHI), Pablo Escobar (The Strongest-BOL), Jhasmani Campos (Bolívar- BOL) e Ricardo Pedriel (Mersin-TUR).



Destaque:
Marcelo Moreno



Marcelo Marins Moreno é o principal nome da seleção comandada pelo técnico Mauricio Soria. O jogador tem extensa passagem pelo futebol brasileiro: Vitória, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio. Tem 12 gols em 49 jogos disputados, pela La Verde. Está apenas a oito gols de se tornar o maior artilheiro da sua seleção. Atualmente atua pelo Changchun Yatai-CHI.


Uniformes:







Fornecidos pela Marathon, a seleção boliviana divulgou seus uniformes para disputa da Copa América 2015. O uniforme padrão é verde com listras verticais, amarelo nas mangas e vermelho em sua parte inferior. Já o alternativo, é branco com a bandeira nas mangas.

Histórico:

Ao sediar a Copa América de 1963, a La Verde fez valer o fator casa e se tornou campeã da Copa América daquele ano. Aliás, este foi o único título de expressão da seleção Boliviana em sua modesta história no futebol.

Expectativa:

Com apenas uma Copa América, conquistada no ano de 1963, a Bolívia, é uma seleção que não apresenta um grande expoente competitivo atualmente, ficando atrás das seleções favoritas como Brasil, Argentina, Chile (Seleção sede), Colômbia e Uruguai. Porém, não se pode duvidar, pois o futebol é dinâmico e tudo pode acontecer. O técnico Mauricio Soria está disposto a surpreender.


Grupo:

A Bolívia estreia dia 12 de Junho contra a seleção Mexicana, às 19h30min (Brasília).

Bom, leitores, espero que tenham apreciado a leitura e, principalmente, conhecido um pouco mais a história e as expectativas da Bolívia.

Por: 
Rodolfo Freitas (@rodolfofreitas_) e Igor Nascimento (@igordcn95).