Após o jogo de Brasil x Colômbia na noite de quinta-feira (17), muitos se perguntam sobre o futuro da seleção Canarinho. Após um jogo um tanto quanto dramático, devido ao futebol apresentado. Desde a semifinal da Copa do Mundo não se via uma apresentação da nossa seleção tão fraca tecnicamente e com o time tão bagunçado dentro das quatro linhas.
Muitos dizem do desgosto de ver a atual seleção em campo. Claro, quem assistiu a equipe campeã do mundial de 2002 sabe que aquela foi um geração vencedora e com jogadores muito acima da média. Naquele mundial se viu Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e cia, apresentarem um futebol que encantou o mundo. Futebol alegre e envolvente. Tinham medo da Seleção Brasileira, ninguém queria enfrentar em campo aquele time campeão do mundo e recheado de estrelas. Recheado de jogadores considerados os melhores da época. Mas paramos no tempo, pensando sermos os melhores e únicos.Infelizmente não é assim, nunca será. O futebol está em constante evolução. Se ontem a força física e a habilidade encantavam, hoje a técnica e o jogo em equipe dominam os gramados verdes.
Se para nós, é difícil ver uma seleção recheada de estrelas e anos depois assistir um jogo onde dez jogadores dependem da habilidade de apenas um, imaginem para o Zagallo. Não existe no mundo alguém que saiba mais de futebol do que ele. Um gênio da bola. Multi-campeão com a seleção brasileira. Imaginem o quão difícil tem sido pra ele, atravessar gerações vendo todas as mudanças do futebol. Ele jogou ao lado de Didi, Pelé, Zito, Garrincha entre outros. Assistiu Socrates, Zico, Falcão e outros integrantes daquele grupo espetacular de 1982. Anos depois pode ver Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e tantas outras estrelas do nosso futebol. Zagallo conviveu com todos e viu de perto todas essas gerações em campo. Hoje assiste Neymar, infelizmente "sozinho" em campo.
Não estou aqui pra falar que seremos sempre campeões. Não é assim que funciona. No futebol um dia se ganha jogando de forma espetacular, mas também acontece de perder um jogo de forma ridícula. Todos nós assistimos Brasil x Alemanha, se você não assistiu ao menos ouviu falar sobre. O que se viu aquele dia foi uma equipe totalmente perdida em campo, o placar serviu para mostrar os erros e a partir disso fazer mudanças para que lá na frente possamos erguer novamente uma taça de Copa do Mundo. É lógico que como torcedores queremos ver o Brasil ser campeão em toda Copa que assistimos. Isso tem grandes chances de não acontecer na próxima edição da Copa do Mundo, é óbvio que ninguém pode prever o que vai acontecer daqui a três anos mas conhecemos o futebol e também conhecemos a nossa atual seleção. Pra ser campeão de um mundial não é suficiente ter bons jogadores, é preciso todo um planejamento. Lógico sempre é preciso de craques, mas apenas isso não é o suficiente. A camisa pesa numa decisão de Copa do Mundo.
Não estou aqui pra defender ou julgar a nossa atual seleção propriamente dita. Estou aqui defendendo as nossas cores, nossa tradição. Claro que torço pelo sucesso da nossa atual seleção. Muitos não ligam tanto pra futebol e muito menos pra Seleção Brasileira, outros preferem torcer para diferentes seleções do mundo. Não digo que estão errados, cada um defende aquilo em que acredita. Tenho enorme curiosidade pelo futuro, existem muitos meninos com talento e potencial enorme dentro do nosso país. Infelizmente muitos não terão a chance de se tornarem jogadores devido ao grande assédio de empresários ou ainda a falta dos mesmos. Hoje pra se tornar jogador de futebol é extremamente difícil, é preciso um pouco de sorte e conhecer a pessoa certa no momento certo.
Acredito que um dia o jogo vira e tudo volta ao normal. Que não tenhamos que depender de apenas um jogador para conquistar as vitórias. Que o amor à camisa fale mais alto do que o dinheiro e que tenhamos muitas vitórias e muitos títulos para comemorar.
Por: @CBatista_