5 de jul. de 2015

Grêmio vence o Santos, alcança os líderes do Brasileirão e empurra adversário para a zona de rebaixamento

Na tarde desse domingo (05/07), o Grêmio foi até a Vila Belmiro, em Santos, enfrentar a equipe da casa, e obteve uma vitória por 3 a 1, gols de Pedro Rocha, Galhardo e Yuri Mamute. Ricardo Oliveira descontou para o Santos. O tricolor gaúcho chega a liderança do Campeonato Brasileiro, empatado em pontos com o Sport e com o Atlético Mineiro (todos com 23), ficando na segunda colocação por ter saldo inferior ao da equipe mineira, mas levando vantagem sobre o Sport por possuir uma vitória a mais. Já o alvinegro praiano, diante da terceira derrota consecutiva, segue com 10 pontos e entra na zona de rebaixamento.

O Grêmio começou avassalador: logo aos 4 minutos de jogo, Luan recebeu de Giuliano na linha de fundo, cruzou rasteiro e Pedro Rocha apenas escorou para o gol, abrindo o placar. A partir daí, a equipe gaúcha passou a ter tranquilidade e o domínio amplo do jogo, sem correr riscos. Aos 27 minutos, o atacante Geuvânio daria mais uma "ajuda" ao time visitante. Primeiro, fez falta dura em Luan, recebendo cartão amarelo. Saiu de campo para receber atendimento médico, e um minuto depois, retornou à partida, sem a permissão do árbitro. Resultado: segundo cartão amarelo, expulsão, e Santos com um jogador a menos. O tricolor gaúcho viria a criar mais chances de gol, porém, errava o alvo ou seus jogadores apresentavam displicência ao finalizar as jogadas. Fim do primeiro tempo, placar de 1 a 0 para o Grêmio.

Pedro Rocha abriu o caminho para a vitória do tricolor gaúcho.

Na volta para a segunda etapa, o técnico do Santos, Marcelo Fernandes, tentou dar mais ofensividade ao seu time, trocando o volante Lucas Otávio pelo meia Rafael Longuine. Mas o Grêmio voltou com o mesmo ímpeto com o qual iniciara a partida. Novamente aos 4 minutos, após grande jogada coletiva, Giuliano abriu para Galhardo na direita. O lateral invadiu a área, chutou cruzado, e aumentou a vantagem para o clube gaúcho: 2 a 0. A equipe do técnico Roger Machado, possuindo o placar favorável, relaxou, permitindo que o Santos crescesse no jogo. Aos 20 minutos do segundo tempo, Ricardo Oliveira, artilheiro do Brasileirão, recebeu ótimo passe de Lucas Lima, e de dentro da área, finalizou de esquerda, no alto, superando o goleiro Marcelo Grohe, marcando seu sétimo gol na competição, e dando esperança ao time da casa.

Ricardo Oliveira deixou o dele, mas não salvou o Santos de mais uma derrota. (Foto de Agência Estado)

Com a vantagem de apenas um gol no placar, o jogo ficou mais aberto, mas Yuri Mamute, de participação nula na partida até então, depois de entrar em campo no lugar de Pedro Rocha, ainda no intervalo, recebeu passe de Edinho, aos 36 minutos e, frente a frente com o goleiro Vanderlei, chutou entre as pernas do arqueiro adversário, garantindo a quinta vitória consecutiva do vice líder do Campeonato Brasileiro.

Yuri Mamute fechou o placar, garantindo a quinta vitória consecutiva do Grêmio. (Foto de Diego Vara/Agência RBS)

Ficha Técnica:
Santos 1 X 3 Grêmio

Competição: Campeonato Brasileiro, 11ª rodada
Data: 5 de julho de 2015, domingo 
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Assistentes: Rafael Trombeta e Luciano Roggenbaum (ambos do PR)

Gols: Santos: Ricardo Oliveira, aos 19 minutos do segundo tempo. Grêmio: Pedro Rocha, aos 4 minutos do primeiro tempo, Galhardo, aos 4 minutos do segundo tempo, e Yuri Mamute, aos 36 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Santos: Gabriel, Geuvânio (2), Caju, David Braz. Grêmio: Walace.
Cartão vermelho: Santos: Geuvânio
Renda: R$ 136.690
Público: 4.942


Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Paulo Ricardo e Caju; Lucas Otávio (Rafael Longuine), Thiago Maia (Neto Berola) e Lucas Lima; Gabriel (Nilson), Geuvânio e Ricardo Oliveira. Técnico: Marcelo Fernandes

Grêmio: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Rhodolfo (Erazo) e Marcelo Oliveira; Edinho, Walace, Giuliano, Douglas (Moisés) e Pedro Rocha (Yuri Mamute); Luan. Técnico: Roger Machado

@RenanDelari