Após Eduardo da Silva deixar o clube e voltar ao Shaktar Donetsk por uma proposta "irrecusável" segundo o próprio atleta, o Flamengo busca um novo atacante, que possa ser o substituto imediato de Paolo Guerrero, já o mesmo desfalcará a equipe durante as eliminatórias e talvez em possíveis eventualidades. Com isso, o nome de Henrique Dourado, atualmente no Cruzeiro, ganhou força na Gávea.
Henrique Ceifador, como é apelidado devido às suas comemorações, teve um bom 2014 pelo Palmeiras e chamou atenção da Raposa, que veio a ser seu destino no início deste ano. Porém, por lá, não está tendo o mesmo desempenho e pouco é aproveitado, ainda mais com Leandro Damião, Joel, William e Marquinhos. Sendo assim, sua liberação não deve ser dificultada pelo time celeste.
Caso a negociação se concretize, Henrique chegaria emprestado ao Flamengo até o final da temporada e, dependendo do seu desempenho, poderia permanecer. Há boatos de que o lateral Anderson Pico, do Rubro-negro, tenha sido pedido por Vanderlei Luxemburgo e poderia ser envolvido na negociação, o que a tornaria ainda mais fácil.
Pelo Cruzeiro, o atacante só atuou em sete partidas e marcou apenas um gol, ainda no Campeonato Mineiro, contra o Tupi-JF.