17 de jul. de 2015

São Paulo aposta na inovação e colhe frutos

Em 1999, o São Paulo foi o pioneiro no programa Sócio-Torcedor. O associado pagava uma mensalidade de R$ 10, tinha uma bilheteria exclusiva, desconto de 50% no ingresso e uma camiseta. O programa foi considerado um sucesso e ganhou reconhecimento por parte do mercado futebolístico.

Dez anos depois, o programa são-paulino tinha 42 mil membros. Porém a escassez de títulos, a péssima gerência de Juvenal Juvêncio e a posse de Carlos Miguel Aidar, em 2014, fizeram com que o Sócio-Torcedor caísse de produção, caindo para 22 mil associados. E muitos deles criticavam a pobreza em termos de garantias e vantagens.

Ultrapassado pelo Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Flamengo, a diretoria teve de reformular. Os 22 mil subiram para cerca de 34 mil pagantes – 54 mil participantes, se contabilizados os dependentes.

Na última terça-feira (14), a diretoria do São Paulo fez uma nova renovação. Implementou um sistema de milhagem dos sócio torcedores, oferendo experiências similares de contato com a equipe de futebol através de troca de pontos, além de vantagens em compra de ingressos e bebidas.

O evento contou com a presença de ídolos do passado (Zetti, Cafu, Pintado e Careca) e do presente (Rogério Ceni e Luis Fabaiano), além de outros membros da diretoria.

Após três dias do anúncio oficial, frutos já podem ser observados. O time ganhou cerca de 10 mil sócios e deixou para trás dois rivais: Santos e Flamengo. O próximo objetivo é alcançar o Cruzeiro, que tem 71 mil associados.

Aos poucos, as dificuldades vão sendo resolvidas. O marketing do São Paulo tardou a fazer um programa que realmente cative o torcedor. E tem o problema do mercado, que não responde tão bem quanto deveria por conta da inflação. Entretanto, com as inovações e vantagens, o resultado tende a ser positivo, assim como ocorreu com o rival Palmeiras.

Confira os novos planos e as vantagens de cada um:

Sou Tricolor/ R$ 12 por mês
- 24h na compra antecipada de ingressos;
- Desconto em parceiros e Futebol Melhor;
- Participação no Clube de Vantagens;
- Descontos e promoções

Vamos São Paulo/ R$ 19 por mês
- Desconto mínimo de 20% em ingressos;
- 36h na compra antecipada de ingressos;
- Participação no Clube de Vantagens;
- Descontos e promoções

O Mais Querido/ R$ 30 por mês
- Desconto mínimo de 30% em ingressos;
- 48h na compra antecipada de ingressos;
- Participação no Clube de Vantagens;
- Revista Oficial

Clube da Fé/ R$ 69 por mês
- Desconto mínimo de 40% em ingressos;
- 60h na compra antecipada de ingressos;
- Camisa Sócio Torcedor;
- Revista Oficial

Tu És Forte/ R$ 100 por mês 
- Desconto mínimo de 50% em ingressos;
- 72h na compra antecipada de ingressos;
- Camisa Sócio Torcedor;
- Revista Oficial

Tu És Grande/ R$ 149 por mês
- Desconto mínimo de 70% em ingressos;
- 84h na compra antecipada de ingressos;
- Camisa Sócio Torcedor;
- Revista Oficial;
- Participação no Clube de Vantagens

Tu És o Primeiro/ R$ 489 por mês
- R$ 1 por ingresso em qualquer setor (exceto cativas, camarote e visitante)
- Incluso Setor Soberano, com serviço de bufê
- Camisas oficiais do São Paulo e mais camisa de Sócio Torcedor

São Paulo Brasil / R$ 25 por mês
- Exclusivo para residentes de fora do Estado;
- Revista Oficial;
- 48h na compra antecipada de ingressos;
- Camisa Sócio Torcedor;
- Descontos e promoções