20 de ago. de 2015

Com acordo selado em tempo recorde, Flamengo anuncia e apresenta Oswaldo de Oliveira

Foram poucas horas sem treinador. Após a saída de Cristóvão Borges no final da manhã, o Flamengo tratou de anunciar, cerca de três horas depois, a contratação de seu novo comandante. Trata-se de Oswaldo de Oliveira, de 64 anos, que estava livre no mercado desde a sua saída do Palmeiras, em Junho. Horas depois do anúncio, o treinador já foi apresentado no CT George Helal, o Ninho do Urubu, em Vargem Grande, RJ.

O contrato do novo treinador vai até Dezembro de 2016, com salário semelhante ao de Cristóvão Borges, cerca de R$ 200 mil mensais, mais bônus por conquistas, com multa rescisória de um mês de salário. No entanto, há uma cláusula determinando que, caso Eduardo Bandeira de Mello não seja reeleito nas eleições de Dezembro deste ano, o vínculo do técnico poderá ser rescindido sem o pagamento desta multa.

O treinador tem perfil que sempre interessou bastante à diretoria do clube: currículo vitorioso, interação com as categorias de base e capacidade de montar bons elencos, além do costumeiro bom relacionamento com o grupo de jogadores.


Como já era previsto, o acordo foi selado rapidamente devido ao grande interesse mútuo. Desde a saída de Luxemburgo, o Flamengo desejava ter Oswaldo em seu banco de reservas. Ocorre que, na época, o treinador ainda estava empregado no Palmeiras e Cristóvão foi contratado. Oswaldo seria demitido do clube paulista cerca de dez dias depois.

Por sua vez, quando ainda treinador do Palmeiras, ao saber do interesse do Flamengo em sua contratação, Oswaldo rasgou elogios ao clube carioca. Afirmou que era torcedor Rubro-Negro na infância, tinha o sonho de voltar e ser campeão pelo clube, além de elogiar a atual diretoria pelo trabalho sério realizado nas finanças do Flamengo.

O treinador já fará a sua estréia contra o São Paulo, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, no domingo, às 16h, no Maracanã e tem, logo depois, a difícil missão de reverter a vantagem conquistada pelo maior rival regional, o Vasco, na próxima quarta-feira, a fim de conseguir a classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil.

Oswaldo de Oliveira é o único treinador a comandar os 4 maiores clubes de Rio de Janeiro e São Paulo. Foi campeão Mundial pelo Corinthians em 2000; Brasileiro em 99 e 2000, por Corinthians e Vasco, respectivamente; da Mercosul, pelo Vasco, em 2000; Tricampeão japonês pelo Kashima Antlers (2007, 2008 e 2009), Campeão Paulista pelo Corinthians em 1999 e Carioca, em 2013, pelo Botafogo. Em 2013, conseguiu levar o Botafogo de volta à Libertadores depois de 18 anos.


Por Ruan Lucas

Twitter: @ruanlucas_fla