1 de ago. de 2015

Na expectativa da estreia de Ronaldinho, Fluminense recebe o Grêmio na briga pelo G4

No final de tarde deste sábado (1), Fluminense e Grêmio se enfrentam no Maracanã. No duelo de tricolores, o objetivo é o mesmo para os dois: vencer para se aproximar de Atlético-MG e Corinthians, na briga pela liderança, e somar pontos para tentar voltar ao G4. Há também um ingrediente extra: Ronaldinho Gaúcho, revelado pelo Grêmio, deve fazer a estreia com a camisa verde, branca e grená justamente contra o clube que o revelou.

No lado do Tricolor Carioca, houve muita atenção aos treinos ao longo da semana. Com a chegada de Ronaldinho Gaúcho, o Flu virou alvo de muitos torcedores e jornalistas, de forma que ficou difícil fazer surpresas na escalação. No fim da semana, foi confirmado: R10 estreia, de fato, contra o Grêmio, fato que pode levar um grande público ao Maracanã. Além dele, algumas outras mudanças são esperadas: Fred, com uma lesão na coxa, deve ficar fora. Gum e Antonio Carlos, após sucessivas falhas em momentos decisivos, também devem ser barrados. Dessa forma, Henrique e Marlon ocupam suas vagas. A grande dúvida é na vaga de Fred. Ronaldinho Gaúcho, em tese, joga na vaga que vinha sendo ocupada por Gustavo Scarpa. Entretanto, com a lesão do artilheiro tricolor, sobra mais uma vaga que, por conta de uma suspeita de contusão de Magno Alves, deve ser ocupada por um meio campista. Scarpa e Gerson concorrem pela vaga. Assim, o Fluminense deve jogar com: Diego Cavalieri; Weligton Silva, Henrique, Marlon e Breno Lopes; Edson, Jean, Gerson (Scarpa) e Ronaldinho; Osvaldo e Marcos Jr.

Ronaldinho Gaúcho é a grande estrela da partida deste sábado

Já no lado do Tricolor Gaúcho, é evidente a presença de desfalques. Um dos principais jogadores do meio campo gremista, Giuliano sentiu uma lesão muscular e desfalcará o time. Além dele, o lateral Marcelo Oliveira já estava fora, também por lesão muscular, e outro que se juntou ao grupo dos contundidos foi Marcelo Grohe, de última hora. Yuri Mamute, Ramiro e Gabriel também não tem condições de jogo. Se já não bastasse os jogadores, o técnico Roger Machado, que já fez até gol de título pelo rival Fluminense, foi expulso no último jogo gremista, e está fora da área técnica para a partida do Maracanã. O Grêmio, que nos últimos 4 jogos conquistou apenas 4 pontos, precisa retomar a regularidade que o colocou brigando na parte de cima do campeonato nesse primeiro turno. Para essa difícil missão fora de casa, o time tende a ser escalado com: Tiago; Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Hermes; Maicon, Wallace, William Schuster e Douglas; Pedro Rocha e Luan. Vale ressaltar que com a entrada de William Schuster no lugar de Giuliano, o time ganha em poder de marcação, mas perde em ofensividade.


A promessa é de grande público no Maracanã. Se o Fluminense vem de duas derrotas, a estreia de Ronaldinho Gaúcho é a atração principal para atrair o público. Até a véspera da partida, quase 20 mil ingressos foram comercializados. Além disso, o jogo promete ser ótimo. Em situações quase iguais na tabela (o que diferencia os times é a diferença de apenas um gol no saldo), os dois times tem a mesma missão: vencer para ultrapassar o São Paulo, e torcer contra Sport e Palmeiras para buscar até uma terceira colocação ao fim da rodada. Ambos os times tem 27 pontos, e lutam para entrar na zona de classificação para a Libertadores. A partida será realizada neste sábado (1), às 18h30, no Maracanã.