7 de ago. de 2015

Raio-X da Premier League: O novo Manchester United de Louis Van Gaal

A temporada 2015/16 da Premier League promete, não só para o Manchester United, mas sim, para todos que dela participam. A última temporada dos Red Devils gerou muita expectativa em seus torcedores.A diretoria resolveu abrir o caixa e trazer jogadores de nome como Ángel Di Maria, Daley Blind e Falcão García (por empréstimo). Porém, a euforia formada nos arredores de Old Trafford não se transformou em títulos, mas o United está de volta à Champions League - sua última atuação nessa competição foi na temporada 2013/14.

Com um Manchester United reformulado, o Técnico Louis Van Gaal sente a pressão por títulos. A janela de transferências no clube foi movimentada, muitas peças saíram, outras entraram. Espera-se um United mais consistente e brigador, uma vez que Van Gaal tem mais tempo de clube e estreitou suas ideias táticas com seu auxiliar Ryan Giggs. Em suma, o título inglês é obrigação!

Janela de transferências

Houve muita movimentação em Old Trafford nessa última janela. Jogadores com renome mundial acertaram sua saída do clube, Di Maria é um deles. O Argentino foi taxado por muitos como uma das maiores decepções do United, o meio campista irá jogar essa temporada pelo time francês PSG. Falcão García que veio por empréstimo jogará pelo Chelsea. Por fim, o atacante holandês Robin Van Persie que chegou no clube em 2012, irá atuar pelo Fenerbahce-TUR.

Mas alguns nomes chegaram, Matteo Darmian – Considerado um dos melhores laterais-direitos da Itália, o jogador de 25 anos do Torino é o principal alvo do United após a venda de Clyne para o Liverpool. Após a primeira oferta ser recusada, os ingleses fizeram nova proposta e asseguraram a contratação do jogador, com um contrato de 4 anos.

Morgan Schneiderlin – O volante do Southampton é visto como uma opção para a sucessão de Michael Carrick, jogador que se mostrou muito importante na atual formação de Van Gaal. Apesar de vários jornais ingleses apostarem em sua contratação no primeiro dia da janela de transferências, o negócio se concretizou somente na segunda-feira, 12/07.
Valor: £25 milhões 

Bastian Schweinsteiger e Memphis Depay.


Expectativa de títulos



O Manchester United tem um certo favoritismo em toda competição que participar, seja ela dentro da Inglaterra ou na Europa em si. Van Gaal sente uma tremenda pressão, ainda não conseguiu faturar títulos no clube, mas esse é o ano. O Campeonato Inglês tem, por fator histórico, um certo equilíbrio técnico. Atualmente não se pode fazer uma previsão de quem vai ser campeão. O treinador tem em mãos um elenco equilibrado e experiente, tais fatores são de suma importância dentro da competição. As Copas inglesas também têm que ser taxadas como importantes. Já pela Champions League, o título pode acontecer, mas o United, a princípio, não é candidato claro a taça.


Destaques da Equipe

Wayne Ronney



Com mais de 400 jogos pelo clube, Ronney estreou pelo Manchester United em Setembro de 2004, memorável por um hat-trick contra o Fenerbahce, na UEFA Champions League. No mais, esse dispensa comentários, grande atacante e querido por muitos torcedores, uma peça fundamental no time de Van Gaal nessa temporada 15-16, umas vez que vários jogadores que atuavam em sua posição acabaram saindo do clube.

David de Gea

De Gea comemora pênalti defendido em partida contra o Everton.


Duvidado por muitos quando chegou ao clube, o jovem goleiro mostrou seu potencial no decorrer da competição e calou a boca daqueles que o criticavam. Visto como um dos melhores goleiros da Inglaterra, De Gea foi fundamental em alguns jogos na última temporada, o arqueiro fechou o gol. Em grande fase, muitos clubes tentaram contratá-lo, o Real Madrid foi um deles, mas as negociações não deram certo e De Gea permanecerá em Manchester.

Bastian Schweinsteiger 



O jogador de 30 anos foi um dos pilares da seleção alemã e do Bayern de Munique, porém não era visto como tão importante pelo técnico Pep Guardiola. Louis van Gaal assegurou o retorno de seu ex-comandado para Old Trafford no dia 14, naquela que já é vista como a principal aquisição do United nesta temporada.

Fique de olho: Memphis Depay




Um dos principais talentos holandeses teve sua transferência confirmada antes mesmo do final da temporada, sendo o primeiro jogador contratado pela equipe para esta temporada. O atacante é uma das maiores esperanças para o United. Depay usará a mítica camisa 7, O novo número de Memphis Depay já esteve atribuído a grandes glórias do clube, pelo que a expectativa por boas exibições do novo reforço é elevada. Além de Cristiano Ronaldo, também jogadores como George Best, Eric Cantona e David Beckam brilharam com a camisola 7 dos red devils. Depay foi artilheiro na última Eredivisie e pretende repetir o feito na Premier League.


Características de Jogo e Formação tática

Os times de Louis Van Gaal sempre foram marcados pelo toque de bola, transições rápidas do meio para o ataque e disciplina tática. E com o United não está sendo diferente, com mais um ano de clube o comandante pediu a contratação de alguns jogadores experientes, talentos e algumas promessas, tudo isso para nivelar e dar consistência a equipe durante uma partida. 
Nesta temporada, o comandante deverá optar pelo 4-4-2, oscilando muitas vezes para o 4-2-3-1 com  De Gea, Darmian, Jones, Blind, Shaw, Carrick/Schneiderlin, Schweinsteiger, Mata, Young, Memphis Depay e Rooney. Dependo da situação de uma determinada partida Ronney poderá descer um pouco e fazer o papel de um meia-atacante, ficando assim com Depay de centroavante.

Por: Rodolfo Freitas @rodolfofreitas_