4 de ago. de 2015

Raio-X da Premier League: Recomeço, essa é a palavra do momento no Liverpool

Recomeço, essa é a principal meta do Liverpool. Depois de uma temporada decepcionante, os Reds esperam não cometer os erros do último ano. O Liverpool vinha de um vice campeonato inglês, chegava como um candidato claro ao título, mas dentro de campo as coisas não saíram como o esperado. Alguns fatores influenciaram na queda de rendimento do clube: muitos jogadores jovens e sem experiencia chegando, uma série de lesões ao longo da temporada (a do atacante Sturridge a mais sentida) e, principalmente, a má fase dos atacantes da equipe.

Borini, Balotelli e Lambert brigaram por uma vaga no time com a lesão do Sturridge, mas nenhum deles convenceu ao técnico Brendan Rodgers. Dentre os atacantes citados, Lambert foi o que mais convenceu, mas longe de ser o matador de que se esperava assim que chegou. E, depois, vieram lesões de jogadores importantes como Sakho, Flanagan e Gerrard. Com tantos fatores adversos, os Reds acabaram a temporada sem nenhuma conquista. Terminaram a Premier League na sexta colocação e saíram precocemente na Champions League e na Europa League. Nas Copas inglesas, o Liverpool foi eliminados nas semifinais, para Chelsea e Aston Villa.

Janela de transferências

Visando não repetir a última temporada, os Reds foram fortes para o mercado. Contrataram jogadores de nome como Firmino e Benteke, que custaram £29 milhões e £32,5 milhões respectivamente. Além de contratações pontuais, tais como o meia James Milner e o lateral direito Nathaniel Clyne. E, como de costume desde que Brendan Rodgers assumiu a equipe, vieram grandes promessas. O zagueiro Joe Gomez, de 18 anos, e o atacante Danny Ings, 22 anos, foram os nomes da vez. Mas uma janela não se trata apenas de vindas e vários jogadores deixaram o clube. O principal deles foi o eterno ídolo Steven Gerrard.


Expectativa de títulos 

Com o elenco mais experiente e com mais peças de reposição, os Reds devem chegar fortes na disputa da Europa League e das Copas Inglesas. Já na Premier League, o título pode vir a ocorrer, mas o Liverpool não é, pelo menos a princípio, candidato claro ao troféu. A dupla de Londres (Arsenal e Chelsea) chega com os melhores elencos e com equipes já formadas e entrosadas. E os dois times de Manchester (United e City) contam com mais jogadores experientes e elencos um pouco superiores ao dos Reds. Porém, a tão sonhada reconquista da Inglaterra poderá ocorrer, afinal, Brendan Rodgers contará com grupo forte e já tem uma ideia de jogo definida.

Destaques da equipe

SIMON MIGNOLET


O arqueiro belga teve a melhor a melhor temporada da sua carreira na última Premier League. Mignolet foi o segundo goleiro que mais ficou jogos sem tomar gols perdendo apenas para Joe Hart. Ao todo foram 14 jogos sem ser vazado. Simon ainda ajudou bastante a equipe com grandes defesas, uma delas memorável contra o West Bromwitch. O arqueiro também mostrou uma boa liderança dentro de campo, e até pode pintar como vice capitão do Liverpool nesta temporada.

JORDAN HENDERSON

Um dos melhores volantes do futebol inglês, Henderson é agora o novo capitão dos Reds. O volante é o termômetro do meio de campo vermelho. Henderson foi um dos maiores ladrões de bola e o jogador que mais deu assistências no Liverpool na última temporada. Agora com a responsabilidade de ser o líder do elenco devemos esperar coisas grandes do volante de 25 anos.

                                             Hernderson é o novo capitão do Liverpool

PHILIPPE COUTINHO

                                            O brasileiro foi eleito o melhor jogador dos Reds
                                                        na última temporada

O meia foi eleito o melhor jogador do Liverpool na última temporada e ficou na lista dos melhores jogadores do último campeonato inglês. O pequeno mágico, como é chamado o jovem talento brasileiro, teve uma temporada mágica, que condiz com o seu apelido. Coutinho realizou partidas incríveis, decidindo jogos bem importantes. O mais memorável contra o Manchester City, com um golaço de fora da área no final da partida. O meia teve o seu contrato estendido até 2020. 

Fique de olho - Jordon Ibe

Ibe chamou a atenção de todos quando abriu mão das suas férias após o término da temporada. O atacante preferiu ficar treinando com Kenny Dalglish. Ibe é um jogador de bastante velocidade. Tem o estilo de jogo parecido com Raheem Sterling, que recentemente foi negociado pelo clube, porém Ibe tem uma qualidade nas finalizações superior a Sterling. Outro ponto positivo é a sua força. Diferente da maioria dos jogadores, Ibe consegue uni-la com a velocidade. É um atacante que merece atenção e deverá ganhar mais minutos nos jogos importantes.


Formação tática e características de jogo

Brendan Rodgers deverá escalar a sua equipe no 4-2-3-1, como a maioria das equipes do futebol inglês. Time base: Mignolet; Clyne, Skrtel, Sakho e Moreno; Lucas (Emre Can), Henderson, Milner, Coutinho e Roberto Firmino; Benteke (Sturridge/Ings).

Os Reds terão um meio de bastante velocidade e criatividade. Milner e Firmino devem jogar mais abertos, enquanto Coutinho deve ficar mais centralizado armando a equipe com a ajuda de Henderson, que chega bastante perto da área quando o time tem a posse de bola. Diferentemente da última temporada, os atacantes do Liverpool se movimentam mais. Todos os três avançados têm qualidade para jogar dentro e fora da área. A zaga deve ter a mesma dupla de zaga, mas sofrerá uma mudança na lateral direita. O recém-chegado Clyne será o titular da posição e terá a sombra do jovem Flanagam, que se recupera de uma lesão no joelho. Em tese os Reds terão um dos times mais criativos da Inglaterra, com um meio campo bastante inteligente e veloz, repleto de jogadores, titulares e reservas, que possuem boa habilidade e criatividade. 

Jogadores importantes devem ocupar o banco de reservas vermelho. Os principais nomes são os do meia Lallana e dos atacantes Jordon Ibe, Ings e Sturridge que, na maioria das equipes, seriam titulares.


O Liverpool virá com uma equipe mais forte e experiente. Jogadores que estão procurando se afirmar mais ainda no cenário mundial. Dono de uma boa equipe cheia de boas opções, Brendan Rodgers tem a oportunidade de deixar seu nome entre os melhores do futebol inglês. Por esses e outros motivos, o Liverpool é uma equipe para se ficar de olho.

Por: Douglas Batista (@Douglaspopoto)