17 de ago. de 2015

Raio-X do primeiro turno: Corinthians oscila, mas termina turno na liderança

A primeira metade do Brasileirão já foi. 19 rodadas das mais disputadas dos últimos anos. O Corinthians conseguiu entre bons resultados e algumas frustrações terminar o turno na liderança com 40 pontos, quatro pontos a frente de Atlético Mineiro e Grêmio.
Contra o Sport, o Corinthians venceu por 4 a 3 num dos melhores jogos
do Campeonato
(Foto: Uol)
O início foi irregular. Duas vitórias, duas derrotas e um empate nas primeiras cinco rodadas. A derrota mais sentida foi no clássico diante do rival Palmeiras. Jogando na Arena, o Timão foi derrotado pelos alviverdes na quarta rodada. Os clássicos acabaram sendo uma dor de cabeça para o time, que mais tarde, na oitava rodada, sofreu nova derrota para o Santos, jogando na Vila. Além disso, só empatou com o São Paulo, no Morumbi, em jogo válido pela 17ª rodada. Como pontos positivos, o Corinthians conseguiu excelentes vitórias contra Internacional, na Arena, na sétima rodada, Flamengo, no Maracanã, na 13ª rodada e na partida seguinte, ótimo triunfo diante do então líder Atlético Mineiro.
Durantes os 19 primeiros jogos do campeonato, o Timão conquistou 12 vitórias, empatou quatro jogos e perdeu três, obtendo um aproveitamento de 70,2% e chegando aos 40 pontos na liderança. O alvinegro ainda marcou 27 gols e sofreu 14. Analisando melhor os números, o clube de Itaquera teve uma média de 1,4 gols marcados por jogo, contra 0,7 de gols sofridos. O time manteve 52% de posse de bola em média, trocou 8892 passes com uma precisão de 79%. A defesa passou dez jogos sem sofrer gol e fez 181 interceptações. Na parte disciplinar, os jogadores levaram 31 cartões amarelos e apenas dois foram expulso: Fagner e Felipe.
Gil e Felipe foram fundamentais para tornar o Corinthians no clube com
a melhor defesa até aqui
(Foto: Daniel Augusto/Agência Corinthians)
O grande marco deste primeiro turno para o Corinthians foi a remodelagem da equipe, que perdeu nomes importantes após a frustrante eliminação na Libertadores da América. Os principais atacantes, Paolo Guerrero e Emerson Sheik, foram negociados, e além deles Fábio Santos, Petros e o jovem Matheus Cassini também deixaram o clube. Mesmo com essas perdas apenas o atacante Rildo que estava na Ponte Preta, foi contratado, e alguns que estavam emprestados foram reintegrados à equipe, como o meia Rodriguinho e o lateral Guilherme Arana. O treinador Tite conseguiu dar uma nova forma de jogar ao time. Com uma marcação fortíssima e praticamente letal nos contra ataques, o Corinthians conseguiu se manter no topo da tabela desde o início e de quebra terminando o turno na liderança.
Os principais destaques Corintianos neste primeiro turno foram os meio-campistas Jadson, Renato Augusto e Elias, e o atacante Luciano. O último tornou-se destaque nas três últimas rodadas, quando assumiu a titularidade e marcou cinco gols em três jogos, sendo fundamental nas vitórias contra Sport e Avaí. Vagner Love, que foi titular a maior parte do turno, marcou apenas três gols em 13 partidas. O artilheiro do Timão até aqui é Jadson, que marcou em sete oportunidades.


Luciano assumiu a titularidade e virou o novo xodó da Fiel Torcida
(Foto: Sportv)
Antes do início do campeonato, o Corinthians foi credenciado como um dos favoritos ao titulo, inclusive no Raio-X feito por nós do Plantão do Futebol. E, mesmo sem ter apresentado o belo futebol que mostrou no começo da temporada, figura como líder da competição e continua como sério candidato ao título.
Por: Lucas Felipe de Souza - @lsouza73
       Lucas Nascimento - @lucasjr_10