No primeiro lance do jogo, Neymar deu uma arrancada, driblou cinco jogadores do Guarani e foi derrubado com falta de Éwerton Páscoa. Na cobrança da falta, Elano acertou o travessão do goleiro Emerson. O Peixe continuava melhor até os 13, quando Ganso pegou um rebote e mandou à esquerda do gol.
O Guarani chegou pela primeira vez aos 15 minutos e desperdiçou o gol. Bruno Peres cuzou da direita e Medina, livre, recebeu e bateu muito longe do gol de Aranha. Durante o restante do primeiro tempo, o jogo foi muito brigado, com muitas faltas e muitos cartões. O Guarani conseguiu ditar o ritmo da partida, mas foi o Peixe que chegou e marcou.
Com Neymar muito marcado, dois jogadores que estavam apagados apareceram e deram à vantagem ao time da Baixada, aos 42 minutos. Neymar puxou o ataque pela direita e rolou para Arouca na entrada da área. O volante protegeu para a chegada de Ganso, que bateu seco e marcou. Emerson tocou na bola, mas não foi suficiente para desviar da baliza.
E foi só no primeiro tempo, que teve 22 faltas. Número alto para média da competição e principalmente de ambos os clubes que fazem a final paulista. O segundo tempo começou sem alterações nas equipes.
Com menos de um minuto, Bruno Recife bateu de fora da área, pela esquerda, e acertou a trave do Peixe. Aos seis, Elano cobrou falta da entrada da área, no ângulo direito de Emerson, que se esticou e espalmou em grande estilo.
Aos 20, outro gol do Peixe, desta vez do grande craque do time. Ganso recebeu passe de Juan, entrou na área e tentou driblar Emerson. O goleiro tocou na bola, mas Neymar pegou o rebote e fez o segundo do Peixe.
Aos 33, Neymar recebeu na entra da área e bateu para boa defesa de Emerson. Daí em diante, o Peixe, satisfeito com o resultado, pouco atacava, assim como o Guarani, apesar de estar perdendo por dois gols. No fim do jogo, Neymar fez mais um. O atacante recebeu dentro da área, se livrou da marcação e bateu para igualar o recorde de Serginho Chulapa, 104 gols com a camisa do Peixe.
FICHA TÉCNICA
GUARANI 0 X 3 SANTOS
Data: 06/05/2012, domingo
Horário: às 16h (de Brasília)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Junior e Fábio Rogério Baesteiro
Gols: SANTOS: Paulo Henrique Ganso, aos 42 do primeiro tempo. Neymar, aos 20 e aos 46 do segundo tempo.
CA: GUARANI: Éwerton Pascoa, a um, e Fábio Bahia, aos 30 do primeiro tempo. SANTOS: Adriano, aos 28, e Henrique, aos 33 do primeiro tempo.
Guarani
Emerson; Bruno Peres, Domingos, Neto (André Leone) e Bruno Recife; Ewerton Páscoa (Willian Favoni), Fábio Bahia, Danilo Sacramento e Medina; Fabinho e Bruno Mendes
Técnico: Vadão
Santos
Aranha; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Elano (Ibson) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Alan Kardec
Técnico: Muricy Ramalho