O futuro de Van Persie no Arsenal ficou em dúvida desde que ele criticou os rumos do clube em nota publicada no seu site oficial em julho. A equipe de Londres não é campeã desde 2005, quando venceu o United nos pênaltis para faturar a Copa da Inglaterra.
Manchester City e Juventus mostraram interesse em Van Persie, mas o técnico Alex Ferguson manteve sua perseguição ao holandês, que pode fazer sua estreia contra o Everton na segunda-feira, em Goodison Park, pela primeira rodada do Campeonato Inglês.
A saída de Van Persie evidencia que o Arsenal não consegue mais ser competitivo com Manchester City, United e Chelsea. Nos últimos três anos, Samir Nasri, Gael Clichy, Emmanuel Adebayor e Kolo Toure foram contratados pelo City, último campeão inglês. Já Fabregas foi para o Barcelona.
O Arsenal já reforçou o ataque com Olivier Giroud e Lukas Podolski. Assim, o clube não deve fazer novas contratações para o setor ofensivo nesta janela de transferências, mesmo após a saída do jogador holandês.
Em Old Trafford, Van Persie se juntará aos atacantes Wayne Rooney, Danny Welbeck e Javier Hernandez. Já Dimitar Berbatov, ainda no United, deve deixar o clube. O holandês é a terceira contratação feita na pré-temporada pelo Manchester United, que já havia contratado o japonês Shinji Kagawa, do Borussia Dortmund, e Nick Powell, do Crewe Alexandra, da Inglaterra.