27 de mar. de 2013
Solução para os estádios cariocas
Boa tarde amigos e amigas do Blog, o texto hoje refere-se a interdição do Engenhão e por consequência nos transtornos que os times cariocas irão passar sem o seu estádio de referência com as obras no bom e velho Maracanã .
O Vasco não terá problemas, tem seu estádio que está sendo modernizado, com áreas Vips e camarotes, além das reformas dos vestiários de jogadores e árbitros.
Porém, Flamengo, Fluminense e Botafogo ficarão órfãos de estádios aconchegantes e com facilidade para chegada e saída de seus torcedores .
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro, entrou em acordo primeiramente com o Vasco para que o mesmo se propusesse a liberar São Januário para os outros times poderem mandar seus jogos, num primeiro momento o Vasco concordou e aceitou as partidas, porém ja negou o campo para o jogo do Botafogo que será realizado amanhã como retaliação por nao ter tido a liberação, que é dada pelo GEPE (Grupamento Especial de Policiamento em Estádio), para realização dos clássicos em São Januário.
A minha proposta e fácil e seria mais barata para os clubes, vamos a elas:
1- o Vasco como está a algum tempo, digamos, próximo à Diretoria do Fluminense poderia fechar um acordo entre os dois times meio problema resolvido. Inclusive o Fluminense já fechou um acordo com o Vasco para realizar os jogos da Libertadores em São Januário, então dois times com seus respectivos mandos de campo resolvidos
2- Flamengo e Botafogo como ficariam sem São Januário? Ao meu ver, o Botafogo poderia mandar seus jogos em Caio Martins, campo que o Botafogo utiliza parta os jogos das categorias de base, e o Flamengo poderia criar um acordo com o Bangu fazendo melhorias rápidas no gramado e nas instalações de Moça Bonita, pois o gramado tem as dimensões do Maracanã, o estádio tem sistema de iluminação e para aumento do público poderiam ser montadas arquibancadas móveis atrás dos dois gols em Moça Bonita, o que iria aumentar a capacidade do Estádio pelo menos para 20.000 pessoas até que o Engenhão seja liberado, já que o Maracanã ficará a disposição da FIFA para a Copa das Confederações. Ou poderia fazer um novo acordo com a Portuguesa e utilizar novamente a Arena da Ilha como foi chamada a alguns anos atrás .
Mesmo com o problema exigindo resoluções urgentes, o Futebol Carioca ainda tem várias formas de resolver essa questão e não ficar órfão de meia dúzia de cartolas ou nas mãos de um clube como no caso o Vasco e São Januário.
O Futebol Carioca apesar de abandonado por seus líderes, sempre irá respirar e encontrar saídas para esses problemas.
Aqui estão apenas duas que seriam tomadas de forma fácil e rápida e que iriam resolver a contento a falta do Engenhão e do nosso Maracanã.
Abraços em todos
Cláudio - Poeta Fratello
Marcadores:
Carioca