10 de abr. de 2013

Entrevista com André Tozzini, o Tozza

Caros leitores, é com grande prazer que divulgamos nossa entrevista com André Tozzini, o Tozza.

Para quem não conhece, Tozza é um torcedor ilustre do Flamengo, que tem um excelente trabalho debatendo assuntos sobre o clube, semanalmente na TozzaCAM. Além disso, transmite, ao vivo, eventos ligados ao Fla, como por exemplo o lançamento do programe de sócio-torcedor. Tozza também ganhou destaque ao entrevistar integrantes da Chapa Azul, que hoje compõem a atual diretoria rubro-negra, como Eduardo Bandeira de Mello, Wallim Vasconcelos e Luiz Eduardo Baptista, o Bap.

Bom, após essa pequena introdução, gostaria de agradecer publicamente o nosso entrevistado, que foi muito atencioso conosco e, inclusive, respondeu nossas perguntas no mesmo dia.

Espero que gostem assim como nós.

André Tozzini, nosso entrevistado.

1 - André, você foi um dos maiores divulgadores dos integrantes da Chapa Azul. Com isso surge a pergunta: quando viu que eles poderiam ser o melhor para Flamengo?

Resp: Aconteceu aos poucos na verdade. Quando o Wallim saiu candidato, procurei conhecer quem era, perguntar a amigos e acessar o site quando esteve no ar. Tive acesso as reuniões. Então o Patrick Selener, que é integrante da TozzaCAM juntamente comigo e o Pablo, disse que tinha um amigo na chapa e que achava interessante a gente ir na reunião que faziam no Leblon mostrando para conhecer melhor. Fomos a algumas reuniões, a partir daí comecei a entender quem eram as pessoas. Agendamos a primeira entrevista com o Claudio Pracownik, depois Bap e Eduardo Bandeira. Ficamos entusiasmados com o plano de ação e acabamos apoiando. É bom que se diga que o apoia foi involuntário. No início tentamos entrevistar a Patrícia Amorim mas fomos prontamente negados.

2 - Com a vitória dos seus candidatos, qual sua expectativa para esses próximos anos de governo? E para esse ano, o que espera?

Resp: Acho que eles têm feito o que foi prometido. Restruturação geral. Não só na parte social, mas como um todo. Conseguiram renegociar as dívidas com a receita federal, pagar os atrasados e conseguir a CND. Patrocínio da Peugeot e outros estão por vir. Mesmo sem dinheiro conseguiram trazer alguns jogadores. Time não se houve bem no 2o turno, se espera que o departamento de futebol traga alguns jogadores para ajustar o que falta no elenco para disputar com dignindade o campeonato brasileiro e a Copa do Brasil. Expectativa para os próximos anos é de transformar o Flamengo num clube saudável financeiramente, com grandes jogadores, com esportes olímpicos com seus patrocínios e títulos. Esse ano espero apenas restruturação. No futebol não espero nada além de não cair para segundona. 

3 - O Bandeira ainda está no começo do mandato, porém já é notável alguns acertos e erros. Pra você, qual o maior acerto até aqui? E o maior erro?

Resp: Acho que o maior acerto é pagar o que deve ao governo e jogadores. Erro? Não vejo algo que se possa chamar de erro ainda... vão existir, mas ainda não percebi nada nesse nível.

4 - Hoje, o elenco do Flamengo é muito fraco tecnicamente e, para alguns, brigaria para não cair no Brasileirão. Se você pudesse contratar alguém, qual setor priorizaria? Tem algum bom nome em mente que acha que o Fla deveria ir atrás?

Resp: Acho que é notório que as posições que precisamos hoje são um zagueiro, um lateral direito , um lateral esquerdo, um meia e dois atacantes. Se sabe que dinheiro pra isso não temos. Sabemos que para trazer jogadores temos que contar com parcerias. Wallim já disse em 4 ou 5 jogadores. Vamos aguardar. Eu gostaria, dentro dessas posições, Anderson Martins pra zaga, Mariano pra lateral direita, Diego para meia e no ataque tentaria o Scocco e Nilmar. Só precisamos de dinheiro, nem sei se teremos pra isso tudo. 

5 - Mesmo com o time debilitado do jeito que está, com o Dorival no comando conseguiram a melhor campanha da Taça Guanabara e chegaram às semifinais. Porém, com a chegada do Jorginho, parece que algo saiu dos trilhos. O que achou dessa troca? Se a demissão do Dorival fosse eminente, quem você buscaria para ser o novo técnico?

Resp: Troca precisava ser feita. Me parece que tentaram com ele uma diminuição do direito de imagem para baixar o salário, mas ele não aceitou. Teria agora no meio do ano um reajuste que o salário dele iria para algo em torno de 750 Mil reais mês. Não tinha como pagar. Eu particularmente não achava que o esquema era bom e que estava tão bem assim. Talvez apenas o jogo contra o Vasco o time esteve bem, no restante do 1o turno jogos duros mesmo com os pequenos. Acho que a diferença era que a bola entrava. Entendi a necessidade da saida do Dorival mas não gostei a vinda do Jorginho. Preferia o Renato Gaúcho, mas a rejeição dele era muito grande. 

6 - Com o começo de mandato difícil devido às dívidas, a diretoria pediu paciência aos torcedores, porém, com a eliminação precoce e vexatória na Taça Rio, essa paciência parece que chegou ao fim. Como torcedor, o que sentiu? Já dá para colocar os resultados ruins na conta da nova diretoria?

Resp: Eu nunca achei o estadual tão importante, ainda mais esse ano que é ano de restruturação. Não fiquei triste ou sem paciência. Ninguém gosta de perder, mas era mais que esperado que com esse time não fossemos muito longe.

7 - Com a interdição do Engenhão, para você, aonde o Fla deveria mandar seus jogos? Por que?

Resp: Sinceramente gostaria muito que fosse para o norte/nordeste/centro-oeste. Acho até como um presente aos Off-Rio ter a chance de ver o Flamengo pelo Brasileirão. Nossa torcida é a maior do mundo por conta dos Off-Rio.

8 - O Flamengo lançou há poucos dias seu programa sócio-torcedor. Porém foi bastante criticado por alguns. O que você achou sobre o projeto? Faria ajustes? Se sim, quais?

Resp: Eu não sou a melhor pessoa para falar sobre o assunto. Não sou de marketing, mas entendo que deveria ser mais simples, menos modalidades, e que tivesse algo para os torcedores Off-Rio. Existe, a meu ver, uma demanda reprimida muito grande com os Off-Rio. Não sei quando, mas o Bap no ato do lançamento disse que vão fazer mudanças e os Off-Rio serão contemplados.

9 - Como todo bom e verdadeiro flamenguista, você é fã incondicional do Zico e até tatuou o rosto dele em você. Além disso, já realizou o que deve ser o sonho de qualquer torcedor, que é encontrá-lo e bater um papo, mesmo que rápido. Então nos conte, como foi a primeira vez que o encontrou e o que sentiu? E hoje, mudou algo?

Tozza ao lado de Zico, maior ídolo rubro-negro.
Resp: Primeira vez foi incrível. No dia do meu aniversário minha namorada Amanda e minha querida amiga Dani Barreto fizeram essa surpresa, me levaram vendado para encontra-lo de supresa. A emoção foi tão grande que eu travei, chorei e consegui trocar uma ideia de meia hora com ele no CFZ. Foi um sonho. encontrei com ele mais três vezes. No evento na Gávea "Zico 60 anos", ao final da coletiva que nós cobriamos, consegui falar com ele, pedir um alô para o pessoal que via ao vivo. Logo depois não consegui conter a emoção e chorei novamente. No evento "Jogue com o Zico", promoção que ele fez na sua fanpage no facebook. Nós da TozzaCAM fomos convidados a cobrir o evento. Entrevistei ele 3 vezes, mostrei a tatuagem, dessa vez não chorei. E na última vez no lançamento do sócio-torcedor do Flamengo, estávamos cobriando o evento. Ele entrou para sentar na mesa, olhou pra mim, fez um sinal de alô e perguntou se eu estava transmitindo ao vivo. Ele é uma pessoa extraordinária.

10 - Hoje, na situação em que se encontra, se você fosse o Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, o que diria para torcida?

Resp: Ele tem dito o que deve ser dito. Falar a verdade, ser honesto e franco. Não adianta enganar a torcida. Acho que ele tem sido perfeito nesse sentido.

11 - Para finalizar, quer deixar algum recado para os nossos leitores?

Resp: Mandar um abraço a todos e convidar a assistir nosso programa, a TozzaCAM que vai ao ar toda quinta as 22:00 horas, horário de Brasília. Com nossa parceria com as Lojas Espaço Rubro-Negro, teremos muitas promoções. Sejam pacientes. Esse esforço vai ser recompensado!
Quem quiser ficar por dentro dos trabalhos do entrevistado basta seguir @TozzaFla no Twitter.

Entrevista idealizada e realizada por Matheus Leal.
Twitter: @matheusleal1