Bom dia amigos e amigas do blog.
Em todos os meios de comunicação lemos notícias de que os estaduais são totalmente deficitários e longos demais e por isso a cada ano estão mais esvaziados de público e de atenção dos torcedores, só chamando a atenção nos dias de clássicos e decisões de turnos ou do próprio campeonato.
O Campeonato carioca tem ao meu ver o melhor formato de disputa porém com clubes em excesso, seria um sucesso se tivéssemos no máximo oito clubes a disputá-lo, teríamos os quatro grandes, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo e também teríamos quatros do grupo chamado de pequenos, esse clubes poderiam disputar um campeonato classificatório, aonde estariam em disputa as quatro vagas, assim os vencedores e classificados poderiam entrar no carioca com times melhores, mais entrosados e dessa forma dificultando e muito a vida dos grandes .
Com oito clubes apenas no carioca teremos dois grupos com 4 clubes, dois grandes e dois pequenos em cada um, e a forma de disputa seria igual a desses anos, ou seja num turno contra todos do grupo, e no outro contra o grupo adversário os dois melhores disputariam as semifinais e finais de cada turno e após sairia o campeão, seriam apenas 3 datas num turno mais 4 datas no segundo turno, mais os jogos das finais em jogo único, e caso haja uma final de campeonato com dois times diferentes ganhando cada turno teríamos a final com dois jogos .
Com oito clubes os jogos serão muito atrativos a disputa sera intensa porque ao perder um jogo não poderão nem empatar o próximo ou seja a disputa será acirrada o tempo inteiro dentro do estadual, e o público com certeza iria aumentar e muito, porque o carioca principalmente gosta de jogos decisivos, da rivalidade, e clássicos e finais próximas uma das outras a rivalidade seria sadia e ben´fica atraindo mais patrocinadores e exposição aos nossos clubes.
Porém por questões políticas e eleitoreiras, o Presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Senhor Rubens Lopes mais conhecido no meio como Rubão, não quer perder a bocada e a posição política que tem, poque se fizesse um campeonato desta forma seria pressionado por clubes falidos e minguados que hoje só existem por causa do estadual.
O Futebol Carioca assim como os dos outros estados não comporta mais campeonatos deficitários, os clubes de maior poderio e desenvolvimento começarão a utilizar times sub 23 ou sub 20 nesses campeonatos e a caso isso ocorra o campeonato não terá atrativo nenhum e perderá com certeza patrocínios e verbas de televisionamento.
Para o campeonato de 2014 o Flamengo já avisou por várias vezes que irá disputá-lo com um time reserva, sub 23 ou de juniores, pois dará prioridade a busca de recursos e patrocínios realizando já no próximo ano sua pré-temporada em territórios estrangeiros, em busca de verbas por amistosos e de exposição de sua marca, uma das idéias da Adidas para colocar o Flamengo de volta no cenário mundial.
O Fluminense parece caminhar na mesma direção pois em 2013 teve problemas na preparação do time para a disputa da libertadores e o Presidente Peter Siemsen já anunciou que também irá buscar soluções fora do território brasileiro .
O Botafogo ainda não manifestou essa idéia porém conta em seu elenco com um nome forte e respeitado no mundo do futebol o Seedorf que abre as portas para jogos amistosos e exposição do nome do clube em termos internacionais.
O Vasco até agora foi o único dos grandes do Rio que ainda não se manifestou porém pesa contra o Vasco as alianças feitas pela sua antiga direção com a própria Federação e com os clubes pequenos para ter vantagens em disputas e em questões eleitoreiras de seu antigo presidente.
Há salvação para o campeonato mais charmoso do Brasil porém para isso acontecer devem ser deixados de lado questões políticas e eleitoreiras o que torna essa recuperação mais difícil porém se os grandes clubes do Rio se unirem em prol dessa melhora o campeonato reviverá e voltará aos seus melhores dias e sempre com casa cheia nos jogos.
Abraços
Cláudio - Poeta Fratello