9 de set. de 2013

Futebol Tático: Veloz Cruzeiro vence apático Flamengo no Mineirão


Pela última rodada do primeiro turno do brasileirão, Cruzeiro e Flamengo duelaram no Mineirão, ambos os times com pensamentos contrários. Para o rubro-negro, uma vitória fora de casa seria crucial para sair de perto da zona de rebaixamento e deixar o torcedor mais aliviado. Agora, para a celeste, uma vitória seria de extrema importância, até porque, colocaria/continuaria com uma boa diferença de pontos para segundo colocado.

Antes da bola rolar, muita expectativa. Tanto da torcida azul que lotou o Mineirão quanto da torcida vermelha que, mesmo em quantidade menor, estava animada. Mas quanto a bola começou a rolar, ouvia-se apenas uma torcida.

Os dois times -no papel- entraram em campo com o mesmo esquema tático, 4-4-2. No decorrer do tempo, via-se dois times com esquemas táticos, ritmo de jogo, velocidade completamente diferente. O Cruzeiro, formava uma linha de três no meio de campo com Everton Ribeiro pela direita (jogando nas costas de Andrá Santos), Ricardo Goulart no centro e William na esquerda com Borges no ataque. Os quatro com bastante intensidade e velocidade, trocando de posições e marcado fortemente a saída de bola Flamengo, que pouco produziu no começo do jogo.

A forte marcação na saída de bola rubro negra, fez com que o time Celeste criasse suas melhores oportunidades no 1º tempo. Tanto que, aos 24', Everton Ribeiro roubou bola de Cáceres no campo de ataque e saiu em disparada pelo lado direito, driblou a marcação mais bateu fraco, facilitando a defesa do goleiro Paulo Victor, que, foi o nome do jogo na primeira etapa. Aos 30', novamente E. Ribeiro bateu de fora, fazendo o goleiro flamenguista trabalhasse. No ultimo lance do 1º tempo, aos 45', Nilton cabeceou bola na trave e o juiz terminou. O Cruzeiro havia finalizado no 1º tempo 8 vezes contra 2 do Flamengo. O único problema da equipe celeste nos primeiros 45 minutos foram as finalizações certas, apenas 3 de 8 no total.


Os times voltam para jogar a etapa final. Cruzeiro com apenas uma mudança. Saiu Egídio e Entrou Mayke. Então, Marcelo Oliveira deslocou Ceara para jogar na lateral esquerda, enquanto Mayke ficaria do lado onde sempre jogou. A equipe celeste não mudou nada quanto ao estilo de jogo, continuo com velocidade no quarteto, jogando pelas laterais do campo e apertando a fraca saída de bola do Flamengo. O primeiro Gol era questão de tempo para sair e saiu. Aos 8' Mayke cruzou e Ricardo Goulart, como camisa 9, cabeceou, a bola bateu na trave e voltou para ele empurrar pro Gol. Cruzeiro merecidamente na frente, 1x0.


Mano Menezes tentou mudar o Flamengo. Tirou Rafinha, entrou Nixon, nada mudou. O que realmente mudou foi quando Marcelo Oliveira fez sua segunda substituição na partida, tirou Borges para entrada de Dagoberto. O time permaneceu veloz, mas, com um porem, Ricardo Goulart jogava como elemento surpresa no ataque. Ele se movimentava no meio, puxava o ataque, e recebia bola na areá e por pouco não fez seu segundo gol. Mano continuo mexendo na equipe, tirou Luiz Antonio e Gabriel, entraram respectivamente Bruninho e Carlos Eduardo. O treinador do Fla deixou o time aberto mais continuou sem agressão no ataque e, sem criatividade, mesmo com Carlos Eduardo na etapa complementar. Marcelo Oliveira explorava as aberturas na defesa flamenguista, quase marcou mais o resultado não mudou.
A partida terminou com um resultado injusto, pois poderia ser 3/4 a 0 para o Cruzeiro neste jogo. Para o torcedor cruzeirense está "bâm de mais do conta sô". +3 pontos, líder indiscutível e melhor ataque na era dos pontos corridos do primeiro turno no campeonato brasileiro. Falta mais 19 rodadas. Se o Cruzeiro vai segurar a 1º posição não sabemos. O que sabemos é que o time do "segundo semestre" até agora é azul, tem como mascote uma "raposa", leva no peito estrelas. Esse time se chama: Cruzeiro Esporte clube!

Até o próximo "Futebol tático". Compartilhe com seus amigos. Sigam-me no twitter: @SirKlauson.