29 de out. de 2013

Diego Costa nunca foi do Brasil

Muitos se perguntam como é que um jogador de futebol rejeita a oferta de jogar pela seleção que mais ganhou a Copa do Mundo? Ainda mais, um brasileiro rejeitar a convocação para seleção brasileira? É simples. Diego Costa nunca foi do Brasil, é brasileiro, mas não deram a chance do patriotismo quando se tratava do futebol. O jogador começou sua carreira em Portugal, não no Brasil, os clubes não o deram chance, no Sporting Braga e passou pelo Penafiel, também de Portugal. Chegou ao Atlético de Madri em 2007, como aquelas promessas que são emprestadas a inúmeros times com o objetivo do jogador voltar evoluído e valendo um bom dinheiro para se negociado com grandes clubes, naquela época o Atlético de Madri não era um time pequeno, mas hoje joga de igual pra igual com Barcelona e Real Madri, sendo o terceiro melhor da Espanha e um dos melhores da Europa. Diego passou pelo Celta de Vigor, Albacete, Valladollid e Rayo Vallecano, todos por empréstimo. No ano passado o atacante começou a se destacar no clube espanhol e no começo desse ano receberia a oportunidade de vestir a camisa da seleção brasileira (a primeira profissionalmente relacionada ao Brasil). Com a venda da estrela Falcão Garcia pro PSG, o Atlético Madri descobriu Diego Costa, como seu principal jogador para a temporada, mesmo tendo contratado o ex Barcelona, David Villa, que era artilheiro da seleção espanhola.

Diego Costa jogou pela seleção brasileira em março desse ano, nos amistosos contra a Rússia e Itália, sem ter destaque. Com Fred praticamente garantido no time titular da seleção e com Jô sendo o principal reserva, Felipão preferiu dar uma chance a Alexandre Pato do que Diego Costa. Del Bosque, treinador da seleção espanhola, viu naquela falta de oportunidade dada pela seleção brasileira, a chance de trazer Diego para a Espanha, dessa vez vestindo a camisa da Fúria e chegou a falar que ele seria o atacante perfeito. Felipão, Parreira e toda a CBF começaram a se preocupar com o fato do jogador poder ir para a seleção rival e a maior ameaça do Brasil na Copa do Mundo. Com isso, chamou o jogador para os amistosos contra Honduras e Chile. Tarde demais. Não adiantava tentar enganar o atacante. Ele não receberá chance nenhuma, mesmo tendo destaque no campeonato que tem o melhor time do Mundo, o Real Madri e o Atlético, time de Diego. Escolher Alexandre Pato foi o maior erro de Felipão, que sem nenhuma lógica, demorou para chamar o atacante.

Com toda razão Diego Costa rejeitou o convite da seleção brasileira para os jogos contra Honduras e Chile, que não darão nenhuma credibilidade para o jogador, que preferiu não se envolver na "panelinha" que é a seleção brasileira, preferindo Pato a o jogador que ainda vai ser o melhor atacante do Mundo. É melhor aceitar um país que te valorize, do que o seu que não tem o mínimo respeito por ti.